Morreu José Gomes Branco, proprietário da antiga Casa Estrela da Sorte, em Tomar
Tinha 83 anos.
Faleceu no sábado, no Hospital de Abrantes, José Gomes Branco, antigo proprietário da Casa Estrela da Sorte de Tomar. Tinha 83 anos.
José Gomes Branco e a esposa Maria Adelaide (já falecida) eram os proprietários da Casa Estrela da Sorte, que funcionou durante décadas na rua da Saboaria em Tomar. Um negócio de venda de jornais, revistas e algum jogo da Santa Casa, nomeadmente cautelas.
Recordo, a chegadda às quinta-feiras de manhã à Casa da Estrela da Sorte, onde a falecida D. Maria exclamava com satisfação e em voz alta: “OH Zé já temos Templário”.
Após a morte da D. Maria, assim tratada por todos os clientes, José Gomes Branco e um dos filhos continuaram com o negócio, mas o estado de saúde do proprietário, cada vez mais debilitado e a quebra na venda dos jornais nacionais e das chamadas revistas cor de rosa ditaram o fim desta casa.
Ainda no tempo da D. Maria, às vezes lamentava-se desde do fecho da Fiação de Tomar e das Fábricaas Mendes Godinho era cada vez mais notório a falta de clientes, muitos deles chegava à cidade de comboio e passavam em frente à sua casa, onde acabavam por comprar um jornal. Chegou a contar-me que aos domingos recebia 800 jornais do “Corrreio da Manhã”, e vendia-os todos.
José Gomes Branco vai hoje a sepultar na sua terra natal Arganil
À família O Templário apresenta sentidas condolências.