PSP deteta quase 400 idosos em situação de risco na operação “A Solidariedade Não Tem Idade”

Dados divulgados no Dia Internacional da Pessoa Idosa

0

A Polícia de Segurança Pública (PSP) sinalizou 391 idosos em situação de risco durante a 13.ª edição da operação “A Solidariedade Não Tem Idade – A PSP com os Idosos”, realizada entre 28 de julho e 26 de setembro em todo o território nacional.

No âmbito da iniciativa, foram concretizados 2 824 contactos individuais de prevenção criminal, que resultaram na sinalização de 559 idosos. Destes, 481 foram encaminhados de imediato para instituições de apoio social e 391 encontravam-se em situações de risco efetivo, destacando-se:

  • 140 por falta de autonomia,

  • 67 por serem vítimas reiteradas de crimes,

  • 66 devido a quadros clínicos graves,

  • 44 por ausência de rede de contactos.

A operação, de caráter preventivo, é realizada anualmente desde 2012, sobretudo através das Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV), com o objetivo de identificar casos de vulnerabilidade social, física ou psicológica, bem como vítimas de crimes recorrentes.

Apesar de estas equipas manterem contacto regular com a população idosa ao longo do ano, durante a operação a presença no terreno é intensificada, privilegiando-se o diálogo direto com pessoas com mais de 65 anos para identificar precocemente situações de risco e articular respostas com instituições parceiras.

6 654 contactos desde o início do ano

Desde janeiro, a PSP já realizou 6 654 contactos individuais com idosos, sendo 3 590 efetuados nas residências (54% do total).

Do trabalho desenvolvido ao longo do ano resultaram 757 idosos sinalizados, dos quais:

  • 240 por isolamento geográfico e/ou social,

  • 422 por falta de autonomia,

  • 111 vítimas reiteradas de crimes.

Segundo a PSP, as limitações de mobilidade e fragilidades psicológicas tornam os idosos particularmente vulneráveis a crimes como roubos, burlas, extorsões, ameaças, sequestros, violência doméstica e maus-tratos. Muitas destas situações são agravadas por condições económicas frágeis, precariedade habitacional e solidão.

Os polícias das EPAV desempenham, frequentemente, um papel de proximidade que ultrapassa a função policial, tornando-se “a única cara amiga” que muitos idosos encontram.

Programa “Estou Aqui Adultos”

Complementarmente, a PSP mantém ativo o programa “Estou Aqui Adultos”, criado em 2015 em parceria com a Fundação Altice. Este sistema, baseado numa pulseira identificativa, destina-se a pessoas com perturbações de orientação e já permitiu o reencontro de mais de 115 pessoas com as respetivas famílias ou instituições de apoio.

Desde o início do programa foram entregues mais de 21 mil pulseiras, sendo que só em 2025 já foram atribuídas 3 101.

Denúncia e prevenção

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a PSP apela à população para que denuncie qualquer suspeita de crime contra idosos. As denúncias podem ser feitas através dos e-mails proximidade@psp.pt e violenciadomestica@psp.pt, ou presencialmente em qualquer esquadra.

Fonte: PSP

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.