Exposição “Criativamente” mostra talento e arte de alunos finalistas do IPT
Na Casa dos Cubos em Tomar
A mostra patente no CEFT – Casa dos Cubos em Tomar reúne projetos das áreas de Cinema Documental, Fotografia, Design Editorial e Tecnologias das Artes Gráficas, incluindo os trabalhos de um novo grafismo para o jornal O Templário, cujo desafio nos foi lançado pela professora Regina Delfino, no âmbito do Mestrado em Design Editorial. A quem agradecemos o convite, tendo sido uma agradável surpresa o talento e a criatividade dos mestrandos.

Decorreu na quinta-feira, dia 17 de setembro, no CEFT – Casa dos Cubos, em Tomar, a inauguração da exposição “Criativamente”, integrada na V Mostra Criativa dos Estudantes Finalistas do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
A exposição reúne os projetos desenvolvidos pelos estudantes das licenciaturas em Cinema Documental, Fotografia, Design e Tecnologia das Artes Gráficas, bem como do mestrado em Design Editorial, destacando o talento e a diversidade criativa destas áreas de ensino do IPT.

No âmbito da mostra, encontra-se patente ao público os trabalhos dos alunos do mestrado em Design Editorial que responderam ao desafio de desenvolverem um novo grafismo e layout para O Templário, periódico de referência na cidade de Tomar.
Estes trabalhos encontram-se também em exposição, incluindo propostas para a criação de uma revista em vários formatos e tamanhos, a publicar pelo nosso jornal, dedicada ao tema “A Rota Templária”, que integra diversos locais da região, onde os Templários marcaram a história com a sua presença.
A exposição conta, igualmente, com a disponibilização de um catálogo que reúne os melhores trabalhos apresentados, dando especial destaque às áreas de Cinema Documental, Fotografia, Design Editorial e Tecnologias das Artes Gráficas.
Na inauguração estiveram presentes os diretores dos cursos representados, que intervieram valorizando o talento e os trabalhos dos alunos finalistas.

Em representação da Câmara Municipal de Tomar, participou Ana Soares, que deu as boas-vindas a todos os presentes, salientando ser motivo de congratulação para a autarquia poder ter patente, num dos seus espaços culturais, uma exposição de tamanha importância.

Esta iniciativa enquadra-se na atividade do Laboratório de Artes do CEFT, de acordo com o Plano de Atividades 2025 do CEFT/Paisagem Adjacente – associação cultural, espaço dedicado à reflexão e divulgação artística, promovendo exposições, debates e oficinas de especialidade, em colaboração com os alunos do IPT.
A exposição estará patente ao público até ao dia 2 de novembro.

Artigo publicado no Jornal O Templário (versão impressa), na edição de 25/09/2025.