Linhaceira inaugura museu e coloca-se na vanguarda da história da rádio
Foi na manhã deste sábado na presença de representantes de várias entidades e população em geral.
O dia de hoje, 24 de maio de 2025, fica registado na história da localidade de Linhaceira, ao inaugurar o Museu da Rádio, instalado no antigo edifício da Escola Primária. Trata-se de uma valiosa coleção de rádios antigos, cedida por um colecionador privado, Rui Manuel Gonçalves, onde ficará o seu acervo em exposição permanente.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Bispo de Santarém, D. José Traquina, o presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, a vereadora Lurdes Fernandes, elementos da junta de freguesia de Asseiceira e a população em geral.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Rodrigues, as obras e a adaptação deste edifício para a instalação deste museu custaram cerca de 120 mil euros, mas o interior do edifício, caso seja necessário, uma das salas pode ser utilizada para iniciativas diversas.
Quanto ao Museu, dá-nos a conhecer, de forma breve, a perspetiva histórica de evolução deste meio de comunicação, a sua importância em contexto histórico, sendo um dos principais meios de comunicação, que apesar de novas formas de comunicar, poderá ser sempre útil, assim o provou o apagão recente, que deixou o país durante largas horas sem eletricidade, e a rádio foi o único meio de informação que funcionou.
De realçar ainda a parceria entre a Junta de Freguesia e a Rádio Renascença que colaborou na montagem do museu e onde se destaca num painel eletrónico a sua evolução ao longo dos anos, ou aceder ainda a programas.
Numa das salas pode ainda ouvir emissões de rádio de outros países, e muitos mais pormenores há a descobrir neste museu, que passa agora a estar aberto ao público entre as 9h e as 13 horas.
Galeria de imagens