VN Barquinha reforça legado templário com II Colóquio “Templários e Ordem de Cristo”

A decorrer durante o dia de hoje.

0

Vila Nova da Barquinha promove no sábado o II Colóquio “Templários e Ordem de Cristo”, iniciativa que pretende consolidar o concelho como território de referência na história templária em Portugal. O encontro, que reúne historiadores e investigadores, insere-se na estratégia municipal de valorização patrimonial e científica.

O presidente da Câmara, Manuel Mourato, destaca o Castelo de Almourol como “símbolo maior” dessa herança. A fortificação, erguida no século XII por Gualdim Pais sobre uma ilhota do Tejo, permanece como um dos mais emblemáticos exemplos da arquitetura militar templária e elemento central da presença da região na Rota dos Templários.

“Temos visitantes de todo o mundo que procuram este património único — alguns até atrás do famoso tesouro templário, que, para mim, é o próprio castelo”, afirmou o autarca, sublinhando que a iniciativa pretende dinamizar o turismo cultural e científico. Mourato lembra ainda que estes colóquios e a conferência internacional organizada anualmente pelo município “reforçam o prestígio cultural, histórico e turístico” do concelho.

O evento, promovido pela Câmara Municipal com o apoio da Comissão Científica da Federação Europeia da Rota dos Templários (TREF), arranca às 09:45 com a sessão de abertura. O primeiro painel, às 10:00, inclui as comunicações “As Milícias concelhias ao serviço do Templo”, de Carlos Filipe Afonso, e “Os Templários e a territorialização da margem direita do Médio Tejo, entre o Zêzere e a Cardiga”, de Manuel Sílvio Conde.

O segundo painel, às 11:00, apresenta estudos sobre estelas funerárias templárias na Sertã e Abrantes, uma investigação sobre as origens templárias por Joaquim Nunes e a apresentação do Centro de Interpretação Mestre Templário Pedro Alvito, por José Carlos Moura, seguida de debate.

À tarde, o terceiro painel, a partir das 15:00, reúne comunicações sobre o alabastro inglês do Ecce Homo de Castelo Branco, as comendas da Ordem de Cristo na Beira Interior, a Ponte da Pedra e a influência da Ordem de Santiago na identidade hispânica.

O colóquio termina com um debate às 16:45 e a sessão de encerramento às 17:30, com intervenções da vereadora da Cultura e Turismo, Paula Silva, e de um representante da TREF.

Fonte: Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.