Vitória com emoção especial de Nuno Pinto no Templários Classic Rally

Tomarenses vibraram a cada passagem — numa verdadeira festa do desporto motorizado.

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Muitos dos pilotos atualmente na Fórmula 1 chegaram ao topo com a sua orientação. Mas, desta vez, foi ao volante e com o fato de competição vestido — e não como treinador — que Nuno Pinto conquistou um dos momentos mais gratificantes da sua carreira no desporto motorizado. Na cidade que o viu crescer e onde nasceu a paixão pelos ralis, venceu a 6.ª edição do Templários Rally Classic, com João Jardim Pereira como navegador — também ele um “filho adotivo” de Tomar. Organizada pelo Motor Clube de Tomar, a prova voltou a ser um sucesso, reforçando o seu estatuto como uma das mais emblemáticas do calendário nacional de ralis históricos.
Vitória com emoção especial de Nuno Pinto no Templários Classic Rally
Carlos Fernandes
Foi em Tomar, onde cresceu e vibrou com as passagens do antigo Rally de Portugal, que Nuno Pinto decidiu seguir carreira no desporto automóvel — uma paixão incutida pelos pais. Os primeiros passos foram dados no karting, com resultados de destaque, antes de se aventurar nos ralis e numa incursão pelos monolugares, onde conquistou a Fórmula BMW. Mas os ralis sempre falaram mais alto. Com participações pontuais — muitas vezes apenas pelo prazer de competir —, esta vitória marca o seu segundo triunfo na modalidade, quatro anos depois de ter saboreado o champanhe da vitória… na Indonésia.

Reconhecido em Portugal e além-fronteiras, Nuno Pinto tem sido uma peça-chave na formação de talentos que hoje brilham na F1, como Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Esteban Ocon e, mais recentemente, Lance Stroll, entre outros. Desta vez, no entanto, foi o treinador que voltou a ser piloto — e a vencer.
“Estou feliz e reconheço que a vitória tem um sabor muito especial, por ter sido um rali disputado numa região onde os meus pais viveram mais de 20 anos e onde eu também cresci. O Carlos Fernandes foi um excelente adversário e está de parabéns pela prova que fez com um carro que não deve ser nada fácil. Andámos muito mais depressa do que no ano passado e o Paulo Carvalheira também impressionou-me. Obrigado à Sports&You pelo excelente carro que me proporcionaram”.
Depois do sucesso na edição de 2024, Carlos Fernandes, com Bruno Abreu ao lado no Porsche 997 GT3 Cup, teve de se contentar com o segundo lugar, mas a escassos 5,7 segundos do vencedor.
Para além do emocionante duelo pela vitória entre Nuno Pinto e Carlos Fernandes, a edição de 2025 destacou-se também pelo recorde de inscritos e pelo excelente terceiro lugar de Paulo Carvalheira, também aos comandos de um Porsche 997 GT3 Cup. A prova consagrou ainda os vencedores das diferentes classes:

• Manuel Cristino / Luís Costa – H1 Históricos, com um Morris Mini
• Pedro Silva / Joaquim Duarte – H3 Históricos, com um Ford Escort MKII
• Alexandre Alves / Rúben Martins – S2 Sport, com um Peugeot 106
• Vítor Gomes / Oliveira – S3 Sport, com um Peugeot 306
• Nuno Carreira / João Paulino – S4 Sport, com um Mitsubishi Evo VI
(Nuno Carreira é pai de Danny Carreira, atual campeão do Clio Trophy Portugal)
• António Alcobia / Flávio Vieira – Open 2, com um Peugeot 306 GTi
• Vítor Calisto / Márcio Calisto – Open 3, com um Toyota Yaris GR

A organização do Motor Clube de Tomar voltou a receber elogios de pilotos e equipas. A estreia do novo troço de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, foi um sucesso absoluto, enquanto a já tradicional super-especial noturna de sexta-feira, disputada nas ruas de Tomar, voltou a ser um dos pontos altos da prova, reunindo uma impressionante moldura humana que vibrou a cada passagem — numa verdadeira festa do desporto motorizado.
Marco Barbosa
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  2. Kevin3266 Diz

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