Dois grandes vultos da cultura portuguesa, José Saramago e José Augusto-França, faziam hoje 103 anos
Nasceram no mesmo dia, um na Azinhaga, o outro em Tomar.
Hoje faziam anos dois grandes vultos da cultura portuguesa, José Saramago (escritor e Prémio Nobel da Literatura) e José Augusto-França (um dos maiores historiadores e críticos de arte, reconhecido internacionalmente). Um nasceu em Azinhaga (Golegã), o outro na cidade de Tomar. Curiosamente ambos, hoje, completavam 103 anos e nasceram em localidades que distam 37 quilómetros uma da outra.
José Saramago (Nasceu na Azinhaga – Golegã; a 16 de novembro de 1922, faleceu a 18 de junho de 2010). Foi até ao momento o único português a ser distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998. Deixou uma vasta obra, sendo O Memorial do Convento considerado uma das suas obras-primas.
José Augusto França (Nasceu em Tomar a 16 de novembro de 1922, faleceu a 18 de setembro de 2021) historiador, sociólogo e crítico de arte português. considerado o maior da historiografia da Arte em Portugal. “José Augusto –França foi uma figura maior da Cultura Portuguesa. Poesia, cinema, pintura, arquitetura — pouco há que não tivesse interessado a este homem renascentista que privou com os melhores criadores e pensadores do último século“.
A Tomar, sua terra natal, doou parte da sua coleção de arte, que se encontra em expsoição permanente no Núcleo de Arte Contemporânea, em edifício no centro histórico de Tomar.

