Dois grandes vultos da cultura portuguesa, José Saramago e José Augusto-França, faziam hoje 103 anos

Nasceram no mesmo dia, um na Azinhaga, o outro em Tomar.

0

Hoje faziam anos dois grandes vultos da cultura portuguesa, José Saramago (escritor e Prémio Nobel da Literatura) e José Augusto-França (um dos maiores historiadores e críticos de arte, reconhecido internacionalmente). Um nasceu em Azinhaga (Golegã), o outro na cidade de Tomar. Curiosamente ambos, hoje, completavam 103 anos e nasceram em localidades que distam 37 quilómetros uma da outra.

José Saramago (Nasceu na Azinhaga – Golegã; a 16 de novembro de 1922, faleceu a 18 de junho de 2010). Foi até ao momento o único português a ser distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998. Deixou uma vasta obra, sendo O Memorial do Convento considerado uma das suas obras-primas.

José Augusto França (Nasceu em Tomar a 16 de novembro de 1922, faleceu a 18 de setembro de 2021) historiador, sociólogo e crítico de arte português. considerado o maior da historiografia da Arte em Portugal. “José AugustoFrança foi uma figura maior da Cultura Portuguesa. Poesia, cinema, pintura, arquitetura — pouco há que não tivesse interessado a este homem renascentista que privou com os melhores criadores e pensadores do último século“.

A Tomar, sua terra natal, doou parte da sua coleção de arte, que se encontra em expsoição permanente no Núcleo de Arte Contemporânea, em edifício no centro histórico de Tomar.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.