GNR monta megaoperação de segurança na Feira Nacional do Cavalo da Golegã
Até 17 de novembro, milhares de visitanttes rumam à Golegã
A Guarda Nacional Republicana (GNR) lançou esta sexta-feira uma operação especial de grande envergadura para garantir a segurança de milhares de visitantes que, entre 7 e 17 de novembro, rumam à Golegã para participar na XLIX Feira Nacional do Cavalo, evento que coincide com a XXVI Feira Internacional do Cavalo Lusitano e a tradicional Feira de São Martinho.
A operação, coordenada pelo Comando Territorial de Santarém, envolve dezenas de operacionais e múltiplas valências da GNR, incluindo unidades de trânsito, investigação criminal, ordem pública, proteção e socorro, patrulhas a cavalo e de bicicleta, bem como equipas do programa Tourist Support Patrol e vigilância aérea com drones.
De forma inédita, a zona do Largo do Arneiro e áreas adjacentes terão interdição temporária do espaço aéreo, reforçando as medidas de segurança.
“Trata-se de um evento de enorme dimensão, com impacto nacional e internacional. O objetivo é garantir a segurança de todos – visitantes, participantes e habitantes locais – e assegurar a fluidez do tráfego”, refere o comunicado da GNR.
Além dos efetivos locais, a operação conta com reforços da Unidade de Intervenção (UI), da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT).
Apelo à responsabilidade dos visitantes
A GNR deixa ainda um conjunto de recomendações essenciais para quem visitar a feira:
-
Conduzir com responsabilidade e seguir as instruções dos militares;
-
Evitar deixar objetos de valor à vista no interior dos veículos;
-
Circular em zonas iluminadas e movimentadas;
-
Adotar um comportamento seguro, especialmente se estiver a cavalo;
-
Cuidar dos animais, respeitando o bem-estar de todos os que participam no evento;
-
Manter atenção redobrada com idosos e crianças;
-
Contactar de imediato a GNR em caso de suspeita ou necessidade de auxílio.
A “Capital do Cavalo” volta assim a ser palco de um dos maiores eventos equestres da Península Ibérica, e a GNR garante estar “no terreno, de forma visível e preventiva, para que a festa decorra com a segurança e tranquilidade que a Golegã merece”.

