Hugo Cristóvão em França para homenagear tomarenses que morreram na 1.ª Grande Guerra
Colocação de placa no cemitério militar português de Richebourg.
Segundo informação do presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, após anos de adiamento, o município de Tomar participou neste fim-de-semana, nas comemorações dos 107 anos da Batalha de La Lys, em França, com a colocação de uma placa comemorativa no cemitério militar português de Richebourg.
A iniciativa envolveu a colaboração de várias pessoas e entidades: a Liga dos Combatentes, a empresa Guias & Silva que trabalhou a pedra, o vereador Hélder que organizou o envio, o carpinteiro Nuno que fez a caixa de transporte, uma transportadora que ofereceu o envio, famílias portuguesas em Paris e Richebourg que guardaram a peça, e o adido militar que a levou ao local.
A placa foi descerrada durante as cerimónias oficiais, com a presença de autoridades militares e civis portuguesas e francesas. No cemitério militar português de Richebourg estão sepultados 1831 combatentes da 1ª Grande Guerra, 128 provenientes do Médio Tejo, vários do Regimento de Infantaria 15 e de Tomar, lembrando que também o comandante do Corpo Expedicionário Português, General Fernando Tamagnini de Abreu e Silva, era natural do concelho de Tomar.
Segundo o jornalluso.com quatro cerimónias assinalaram este fim de semana o 107º aniversário da Batalha de la Lys, homenageando os mais de 55 mil soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) e as enfermeiras da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que participaram na I Guerra mundial em França.

No sábado, as cerimónias tiveram lugar no Cemitério militar português de Richebourg e junto ao Monumento em homenagem ao soldado português de La Couture, e no domingo, dia 13 de abril, no talhão português do Cemitério do Este de Boulogne-sur-Mer e no cemitério de Ambleteuse e, depois, junto ao monumento de homenagem à Cruz Vermelha Portuguesa em Ambleteuse.
As cerimónias foram presididas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, General José Nunes da Fonseca, e os Governos de Portugal e da França serão representados, respetivamente, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castello-Branco, e pela Ministra Delegada para a Memória e os Antigos Combatentes, Patricia Mirrallès. O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes também se juntou à comitiva e participou nas cerimónias de sábado em Richebourg e em La Couture.