Dia 18 de maio, é o Dia Internacional dos Museus, mas a Câmara de Tomar só assinala a data 12 dias depois, nos dias 30 e 31 de maio, das 22h00 às 23h30, na Praça da República, haverá Videomapping subordinado à temática “Os Museus Saem à Rua”.
Segundo a autarquia de Tomar, “Os Museus Saem à Rua” é uma instalação imersiva de videomapping 360º que transforma a Praça da República de Tomar num espaço de memória viva. Através de luz, som e movimento, a Vortice Dance Company dá corpo ao eco do espólio, das histórias e das matérias dos museus da cidade; da Central Elétrica da Levada à Moagem, do NAC (Núcleo de arte Contemporânea) à Sinagoga, do Museu dos Fósforos à Casa Memória Lopes Graça, celebrando o seu encontro com o presente.
A instalação ocorrerá em loop contínuo das 22h00 às 23h30 com sessões de 15 minutos.
O que é Videomapping?
Também conhecido como projeção mapeada, é uma técnica visual que consiste em projetar imagens, vídeos e animações sobre superfícies irregulares, como edifícios, objetos ou até mesmo pessoas, transformando-as em telas interativas. A técnica utiliza software especializado para adaptar a projeção à forma da superfície, criando efeitos visuais imersivos e dinâmicos.
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento