Secretária de Estado da habitação reuniu com autarcas do Médio Tejo para acelerar plano de habitação acessível
Reunião teve lugar em Tomar, na sede da CIMT.
A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Costa, deslocou-se a Tomar, no dia 11 de setembro, a convite dos autarcas do Médio Tejo, para discutir os desafios e soluções para a habitação a custos acessíveis na região. Esta visita realizou-se no âmbito do protocolo assinado em junho de 2023 entre o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo).
Recorde-se que há dois anos, foram firmados 51 Acordos de Colaboração que abrangem 564 fogos, com um investimento total de cerca de 82 milhões de euros. Este esforço conjunto representa a visão estratégica para responder ao desafio da habitação, uma prioridade para a região.
Durante a reunião, foram abordados temas essenciais para o avanço dos projetos habitacionais, como a execução dos acordos já celebrados, o empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI) para apoiar os projetos a custos acessíveis, incluindo a transição de projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o BEI, e ainda o programa 1º Direito, que apoia o acesso à habitação.
A habitação é vista como fundamental para fixar, reter e atrair jovens, famílias, trabalhadores e investidores ao Médio Tejo, sendo, por isso, uma prioridade clara para os responsáveis locais e nacionais.
A reunião marcou mais um passo importante para acelerar os processos e definir estratégias que garantam uma habitação acessível para todos na região.