Altri vai investir 90 milhões de euros em nova fábrica em Constância
Vai produzir o primeiro filamento celulósico biodegradável projetado para substituir o poliéster e o nylon.
A empresa portuguesa Altri adquiriu uma participação maioritária na empresa suíça de têxteis sustentáveis AeoniQ, e vai construir uma unidade industrial em Constância, avançou a empresa produtora de pasta de papel, em comunicado.
Como parte do acordo, será construída na fábrica de fibras da Altri na Caima, em Constância, no distrito de Santarém, com uma capacidade inicial de 1.750 toneladas por ano. O investimento no projeto ascende a 90 milhões de euros, indicou a empresa e o início da construção está previsto em 2026.
De acordo com o documento, este investimento, do qual consta ainda um aumento de capital, “permitirá desenvolver a capacidade de produção em escala comercial da AeoniQ” e reforçar a “visão estratégica de diversificação para aplicações celulósicas de alto valor e baixo impacto ambiental”.
“Este acordo concretiza a estratégia da Altri de subir na cadeia de valor e investir em materiais de nova geração, estamos a escalar uma inovação transformadora que se alinha perfeitamente com o nosso compromisso de construir um mundo mais renovável”, disse o presidente executivo (CEO) da Altri, José Soares de Pina, em comunicado.
A AeoniQ é uma ‘spin-off’ (empresa criada a partir da cisão de outra) suíça da HeiQ Materials AG, que desenvolveu o primeiro filamento celulósico biodegradável projetado para substituir o poliéster e o nylon.