Empresa TEMAHOME recorre ao regime de layoof

A empresa tem cerca de uma centena de trabalhadores.

0
O deputado municipal de Bruno Graça da CDU criou um dos momentos mais impactantes na última Assembleia Municipal, na qual foi debatido o Estado do Concelho.
Dado à importância do assunto em questão, tendo a Câmara de Tomar apoiado a manutenção desta empresa no concelho, todos ficaram surpreendidos com o anunciado regime  layoof a que a empresa recorreu, e que deverá entrar amanhã neste regime.
Bruno Graça, na sua intervenção questiona a autarquia na referida Assembleia Municipal:
“Para a CDU a criação de emprego com qualidade é o problema central do Concelho de Tomar e é a resolução deste problema que deve ser dominante nas opções políticas futuras para o Município. Por isso:
O segundo problema que consideramos ser muito importante trazer hoje ao debate para percebermos o Estado do Concelho é o EMPREGO, ou a falta dele , em Tomar.
Há poucos meses tivemos uma intervenção do Município, Câmara e Assembleia Municipal , que teve como objeto procurar criar condições que permitissem garantir a continuidade da empresa TEMAHOME com a salvaguarda dos cerca de 120 postos de trabalho.
Consensualizado um conjunto de incentivos para permitir a continuidade da laboração da empresa, a Câmara Municipal nunca deu resposta a requerimentos e algumas recomendações que a CDU apresentou, em sucessivas Assembleias, que permitiriam quantificar esses incentivos e acompanhar o evoluir da situação da empresa.
Ora, na próxima segunda feira a empresa passa a funcionar em regime de Layoff com redução do período normal de trabalho – dois dias por semana.
Entretanto terão ocorrido rescisões de trabalho, por mútuo acordo, com alguns trabalhadores.
Perguntamos ao senhor Presidente de Câmara se a situação está a ser acompanhada, pela autarquia, como os acordos assinados previam, se esta nova situação coloca em causa o trajeto inicialmente previsto para a recuperação da empresa e garantia dos postos de trabalho.
Estamos a falar de mais de uma centena de postos de trabalho e hoje é cada vez mais claro que a falta de emprego qualificado é o problema central e mais dramático que o Concelho de Tomar enfrenta. E esta realidade não se resolve metendo a cabeça na areia ou com proclamações manipuladoras da realidade.
Não houve durante a Assembleia, qualquer resposta, por parte do Presidente de Câmara, às questões levantadas.”
A 26 de fevereriro de 2025, o Diário de Notícias dava conta da nova vida, que os novos investidores auguravam a TEMAHOME, sediada no parque industrial de Tomar. Veja aqui, a referida notícia com o seguinte título: “Temahome ganha nova vida com investimento nortenho”. 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.