Nersant

Fundação Mendes Gonçalves: Paiva dos Santos reforça liderança no programa “Regenerar”

Com Paiva dos Santos, engenheiro agrónomo e doutorado em Engenharia do Ambiente.

0

A Fundação Mendes Gonçalves (FMG), sediada na Golegã, anunciou a integração de Manuel Paiva dos Santos na sua estrutura de liderança. O engenheiro agrónomo e doutorado em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico passa a dirigir o programa “Regenerar”, um dos três pilares de atuação da instituição.

A escolha de Paiva dos Santos representa, segundo a FMG, um investimento estratégico numa área considerada prioritária: a regeneração ambiental, social e económica, com impacto a longo prazo.

A Fundação Mendes Gonçalves (FMG), sediada na Golegã, anunciou a integração de Manuel Paiva dos Santos na sua estrutura de liderança.

Com experiência na avaliação económica e ambiental de sistemas agrícolas, o investigador tem participado em diversos projetos internacionais, como AnimalFuture, LIFE Food & Biodiversity e LEAnMeat. O seu percurso tem sido marcado pela articulação entre ciência, prática e envolvimento comunitário na promoção de sistemas alimentares sustentáveis.

“A integração do Manuel na equipa sintetiza dois princípios base da FMG: por um lado, o empoderamento e valorização da Golegã e da região; por outro, a ambição de, a partir daqui, contribuirmos para mais e melhores práticas de produção regenerativa”, sublinha Tiago Pereira, CEO da Fundação Mendes Gonçalves.

Também Manuel Paiva dos Santos destacou a missão do programa:

“Queremos ser uma referência na promoção das melhores formas de cultivar e interagir com os ecossistemas, mostrando que é possível fazer diferente e melhor”, afirmou.

Equipa multidisciplinar e parcerias estratégicas

A nova liderança será acompanhada por dois consultores especializados: Dayana Andrade e Felipe Pasini, autores da obra Vida em Sintropia – A agricultura sintrópica de Ernst Götsch explicada. Com esta equipa, a FMG procura consolidar o seu compromisso com a agricultura regenerativa e com a promoção de soluções sustentáveis no território.

O programa “Regenerar” insere-se na missão da Fundação — “Nutrir Futuros, Regenerar Legados” — e pretende aproximar investigação e prática, articulando-se com a sociedade civil, o setor académico e o ensino profissional. O objetivo é desenvolver soluções integradas que aumentem a resiliência dos territórios, aliando literacia, investigação e inovação agrícola.

A FMG quer ainda mobilizar o setor filantrópico, incentivando a criação de alianças estratégicas que permitam apoiar projetos regenerativos, difundir boas práticas e influenciar políticas públicas.

Um “laboratório vivo” na Golegã

Com base na Golegã, o programa assume-se como um “laboratório vivo” de agricultura regenerativa, onde ciência, cuidado com os ecossistemas e envolvimento comunitário se encontram para construir um futuro mais justo e sustentável, com impacto local e global.

Pode saber mais sobre a Fundação Mendes Gonçalves, aqui: 

Fundação Mendes Gonçalves nasce na Golegã para «Fazer o que ainda não foi feito»

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.