Ferreira do Zêzere inaugura dois murais artísticos

As obras são da autoria dos artistas Mantraste e C’Marie.

0

O município apresenta dois novos murais artísticos que homenageiam a identidade, a história e as figuras marcantes da região. Estas obras ficaram a cargo dos artistas Mantraste e C’Marie, já disponíveis para frutificação pública no centro da vila.

Situado na parede de entrada no centro de Ferreira do Zêzere, o mural da autoria do artista Mantraste presta tributo a uma figura carismática e muito acarinhada pelos ferreirenses: o «Ti João dos Gelados». Conhecido por vender gelados no verão e castanhas no inverno, ficou gravado na memória coletiva como símbolo de proximidade, generosidade e tradição local.

Ferreira do Zêzere inaugura dois murais artísticos

A obra nasceu da vontade da própria comunidade em eternizar no espaço público esta presença icônica, representando o rosto familiar e afetivo que atravessou gerações com um sorriso e uma palavra amiga. Com um estilo inconfundível que fundamenta o grafismo contemporâneo com elementos da cultura popular portuguesa, Mantraste criou um verdadeiro cartão de visita para a região que celebra “o que mais de genuíno” tem para oferecer – a sua população.

Já a artista C’Marie, assina um mural intitulado  Ferreira do Zêzere – Terra de Sentidos “. A composição visual é uma fusão entre tradição, memória e identidade, retratando com detalhe e emoção a história e os valores da comunidade.

Em destaque, encontra-se a figura de uma mulher idosa a amanhar um peixe, num gesto ancestral que homenageia as mulheres que moldaram a vida da zona, simbolizando a transmissão de saberes, o trabalho árduo e a ligação à terra. No ombro, relacionado um verdilhão, ave representativo da natureza viva da região.

O mural incorpora ainda ícones naturais, históricos e culturais, como a gruta de Avecasta, a capela de São Pedro de Castro , o rio Zêzere e o novo Moinho , bem como referências ao passado templário através da representação da Torre de Dornes e dos símbolos da Ordem dos Templários . Do lado esquerdo superior, surgem os retratos de figuras marcantes da terra, Maria Dias Ferreira , António Baião , Alfredo Keil e Ivone Silva , num tributo à memória coletiva de Ferreira do Zêzere.

Esta obra foi desenvolvida com o apoio da Fundação Maria Dias Ferreira e destaca-se como um verdadeiro manifesto visual que entrelaça a beleza natural, a herança histórica e a alma do município. Para além disso, estes dois projetos artísticos reforçam a aposta na valorização do espaço público, na promoção da arte como expressão identitária e no enaltecimento das suas raízes culturais.

Fonte: CMFZ

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.