Até 21 de setembro decorre a iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as Jornadas Europeias do Património (JEP) são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, constituindo uma oportunidade de celebração do mosaico cultural europeu.
Anualmente, é lançado um tema que desafia os países participantes a adotar no seu próprio programa de atividades. Este ano o tema é: «Património Arquitétónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro».
Contudo, as jornadas pretendem sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património cultural e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras é o grande objetivo das JEP, que pretendem ainda reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação desse património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade.
Mais de 70 mil eventos
Com mais de 70 mil eventos organizados todos os anos, as JEP pretendem promover o acesso ao património, convidando à participação ativa e envolvimento dos cidadãos, representando, por isso, a celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade cultural.
Tomar assinala as JEP com a Rota das Capelas
Por aqui, no concelho de Tomar celebram-se as Jornadas Europeias do Património com a Rota das Capelas, abertas ao público sábado e domingo, das 14h00 às 18h00. São elas: Capela de São Gregório, Capela de Santo António, Ermida de Nossa Senhora da Conceição, Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Capela de São Lourenço e Capela de Santa Iria.
No Convento de Cristo há várias iniciativas entre música e visitas a espaços em obras, saiba mais aqui:
Quer conhecer os bastidores das obras em curso, no Convento de Cristo?
Envolvente da Ermida de Nossa Senhora da Conceição foi limpa

