«O destino português de Sam», agora em livro da autoria Evelina Gaspar
Lançamento do livro dia 6 de setembro na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
No próximo dia 6 de setembro, sábado, pelas 16 horas, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, promove o lançamento do livro «O destino português de Sam», da autoria de Evelina Gaspar, editado pela Guerra & Paz.
«O Destino Português de Sam», é um romance biográfico que acompanha a vida do pintor Sam Abercromby, que nasce na Austrália, na sequência de um escândalo que expulsa os seus pais da boa sociedade local. Condenados ao exílio no deserto, Sam vive até aos dez anos como um proscrito, sendo aos treze aceite numa escola de arte, na qualidade de prodígio. Com uma vida cheia de aventuras, após conhecer vários países, Sam chega a Portugal, trazido por uma série de sonhos vívidos, onde vem a conhecer o famigerado D. Sebastião, que se vem a tornar a sua grande inspiração artística.
Evelina Gaspar nasceu em Paris no ano de 1974, chegando a Portugal aos seis anos de idade. Cresce e estuda em Tomar, de onde a sua família é originária. Mais tarde licencia-se em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada de Lisboa. É romancista, contista e cronista, com colaborações dispersas online. “Na Massa do Sangue”, que vence a primeira edição do Prémio Literário Médio Tejo, é publicado em 2018 pela Médio Tejo Edições e “Os Dentes do Tejo”, vencedor do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, é publicado em 2020 pela Guerra e Paz. Este é o seu terceiro romance.
Sam Abercromby, o artista que consideramos «pintor da era moderna, que veio da antiguidade». Ver aqui notícia que publicámos sobre a sua importante exposição, patente ao público no Convento de Cristo.