Abrantes vai inaugurar Museu com obras do escultor Charters de Almeida
As obras em grande escala, conhecidas por "Cidades Imaginárias", chegam a atingir 40 metros de altura.
O Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida (MAC) será inaugurado em Abrantes no próximo sábado. Instalado no requalificado Edifício Carneiro, junto ao castelo, o museu representa um investimento de 2,5 milhões de euros e integra uma rede de museus locais, incluindo o MIAA, o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira e o Panteão dos Almeida.
As obras representativas da atividade artística do escultor Charters de Almeida ficarão expostas no interior e no exterior do edifício, e onde foi instalado um auditório polivalente, com 63 lugares, além dos espaços expositivos interiores, com 17 salas, algumas das quais para exposições de caráter permanente e temporário.
O MAC expõe obras do escultor Charters de Almeida, doadas ao município, com destaque para as “Cidades Imaginárias”, peças de grande escala. O espaço conta com 17 salas, áreas para exposições temporárias e permanentes, além de um auditório. O exterior também foi adaptado para exposições ao ar livre, ligando-se ao Jardim do Castelo.
Charters de Almeida, doou ao município de Abrantes uma parte significativa da sua coleção, num percurso artístico onde se destacam as obras em grande escala, conhecidas por “Cidades Imaginárias”, que chegam a atingir 40 metros de altura.
Nascido em Lisboa em 1935, Charters de Almeida tem obras em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Itália, entre outros países.
Estudou escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde se formou. Várias vezes premiado em concursos nacionais e internacionais, está representado em museus, fundações e coleções particulares em Portugal e noutros países da Europa e do mundo.