Importante descoberta no Convento de Cristo em Tomar
Descoberta uma calçada (caminho) em pedra perto da muralha do Castelo.
No âmbito das Jornadas Europeias do Património teve lugar na manhã de sexta-feira, dia 19, no Convento de Cristo, uma visita guiada às obras em curso, que visam conservar e requalificar vários espaços deste monumento. Estas obras são precedidas por intervenções arqueológicas, que criam grande expetativa, sabendo que se trata de um subsolo, que pode «esconder» ainda importantes vestígios, que ajudem a compreender e a saber mais sobre o passado histórico de toda a zona envolvente do Monumento.
A visita foi conduzida por técnicos da empresa ERA Arqueologia, do Património Cultural I.P. e pela diretora do Convento de Cristo, professora Andreia Galvão.
A visita subordinada ao tema “Património Cultural PRR: Entre na Obra” promovida pela própria tutela dos monumentos nacionais, atraiu um vasto público que quis ver de perto esta primeira fase da intervenção arqueológica.
Foi com grande entusiasmo e curiosidade, que foi dado a conhecer aos visitantes que foi descoberta uma calçada (caminho) em pedra no local contíguo ao patamar do jardim do Castelo que tudo leva a crer tratar-se do caminho, que levava à antiga capela de Santa Maria do Castelo, mais tarde Santa Catarina do Monte Sinai.
O achado considerado de grande relevo histórico, irá ser devidamente estudado, e será ainda discutido pelos técnicos e responsáveis do património o futuro a dar a tão importante descoberta. Se ficará à vista, ou se vai ser tapado com materiais adequados à sua conservação.
Fotos: Convento de Cristo