Há seis mulheres candidatas a presidente de junta, no concelho de Tomar
De referir que os partidos ainda não apresentaram todas as listas aos órgãos autárquicos.
Pela primeira vez na história do poder local, desde que há eleições para os diferentes órgãos dos municípios portugueses (Assembleias Municipais, Assembleias de Freguesia e Câmaras Municipais) que se regista no concelho de Tomar uma grande representação feminina na liderança das listas candidatas às freguesias do concelho.
Durante anos, arredadas da política, nomeadamente nas freguesias rurais, onde o conservadorismo impunha às mulheres outros papéis sociais, sendo a política vista como uma «coisa» de homens, eis que, há uns anos a esta parte, a situação começou a alterar-se, registando-se uma maior participação feminina nas listas para as autarquias locais. E a mudança começou com a imposição legislativa de cotas, onde é obrigatório, nos primeiros três lugares das listas candidatas, a qualquer órgão do poder local, integrar uma mulher. Decisão controversa para alguns, mas na realidade veio ajudar a combater o afastamento das mulheres de lugares elegíveis. E, hoje, fala-se cada vez mais na preocupação de haver uma maior paridade de género nas listas para os diferentes órgãos políticos do país, que são escrutinados nas urnas.
Neste momento, no concelho de Tomar, e pela primeira vez há, há seis mulheres a encabeçar listas às Assembleias de Freguesia (candidatas a presidente de junta). De referir que os partidos ainda não apresentaram todas as listas, mas registam-se para já as seguintes candidatas apresentadas oficialmente pelos respetivos partidos:
Ana Rita Marques é candidata à Freguesia da Asseiceira Pela CDU.

Lurdes Gameiro é candidata à Freguesia da Asseiceira pela AD – Coligação PSD/CDS.

Zaida Costa é candidata à Freguesia da Sabacheira pela AD – Coligação PSD/CDS.

Marta Pedro Garcia é candidata à Freguesia de São Pedro de Tomar pela AD – Coligação PSD/CDS.

Susana Faria (deputada municipal no mandato que está a terminar) é candidata à Freguesia de São Pedro de Tomar pelo PS.
Susana Faria (PS)
Luísa Henriques (atual presidente de junta) é recandidata à UF da Madalena e Beselga pelo PS.

No que diz respeito a participação feminina na lista da AD – Coligação PSD/CDS para a Câmara Municipal, liderada por Tiago Carrão, em segundo e terceiro lugar vão Sandra Cardoso e Célia Bonet (ex-vereadora do PSD). Pela primeira vez nos primeiros 3 lugares da lista, as mulheres estão em maioria.
Apesar de não ter sido ainda apresentada oficialmente, tudo indica que Filipa Fernandes (atual vice-presidente da Câmara liderada pelo PS), será a segunda da lista do mesmo partido nas próximas eleições, subindo um lugar em relação às últimas eleições autárquicas.
De salientar ainda, que Tomar faz parte dos poucos concelhos, a nível nacional, onde foi eleita pela primeira vez uma mulher a presidente de câmara (2013), Anabela Freitas (PS), que repetiu a eleição mais duas vezes.
Isabel Miliciano