Natércia Rodrigues Lopes é candidata à Câmara de Tomar pelo LIVRE
A única mulher, nestas eleições, a encabeçar uma lista à Câmara de Tomar.
O partido Livre vai concorrer pela primeira vez às eleições autárquicas em Tomar, marcadas para outubro, com Natércia Rodrigues Lopes como candidata à presidência da Câmara Municipal. Investigadora e militante do partido, Natércia destacou a mobilidade, o apoio às famílias, o património natural, a habitação e o associativismo como os cinco pilares centrais do seu programa.
Sob o lema “Tomar, um lugar para ficar”, a candidata pretende apresentar uma visão abrangente para melhorar a qualidade de vida no concelho. “O objetivo é transformar Tomar num território onde as pessoas queiram viver e permanecer”, afirmou à agência Lusa.
Natural da freguesia de Casais, em Tomar, Natércia Rodrigues Lopes é doutorada em química-física pela Universidade de Warwick (Reino Unido) e, desde 2023, integra a equipa de investigação do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Residente no Entroncamento, diz sentir um forte compromisso com a terra que a viu nascer e crescer: “Tomar deu-me as bases para construir a minha carreira e quero agora retribuir, ajudando a criar um concelho mais coeso e atrativo.”
A candidata acredita ser possível inverter a perda populacional e o abandono das zonas rurais, promovendo novas formas de ecologia e vida em comunidade. Para isso, o programa assenta em cinco eixos estratégicos:
Mobilidade – vista como ferramenta essencial para a coesão territorial, a justiça social e a sustentabilidade ambiental;
Apoio às famílias – abrangendo desde a criação de vagas em creches e pré-escolar, até oportunidades de emprego qualificado, passando pelo apoio a idosos e pela promoção da saúde física e mental;
Património natural – proteção do Rio Nabão e das áreas verdes, melhoria do saneamento básico e garantia de acesso a espaços públicos e refúgios climáticos;
Habitação – implementação de estratégias de mobilidade para aliviar a pressão imobiliária no centro urbano e revitalizar todo o concelho;
Associativismo – incentivo à participação comunitária como ferramenta de coesão social e fortalecimento das comunidades.
Segundo Natércia, esta é uma candidatura que se afirma como “alternativa ecologista e progressista”, com o objetivo de revitalizar a comunidade e valorizar o território. O Livre vai apresentar listas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Tomar (São João Baptista e Santa Maria dos Olivais), esperando eleger representantes em vários órgãos.
Lista do Livre à Câmara Municipal de Tomar:
1.ª Natércia Rodrigues Lopes, investigadora e militante do Livre.
2.º Tiago Lopes dos Santos, médico de família, triatleta, sócio fundador do Thomar Athletics e coralista da associação Canto Firme de Tomar.
3.ª – Maria Luisa Mendes Godinho Macedo de Alvarenga Vieira Dias, enfermeira, nascida em Lisboa em 1965, com raízes na freguesia da Sabacheira.
4.º – Mário Rui da Silva Barreira, biólogo, membro da Assembleia do Livre e de uma associação ambiental, natural de Abrantes.
Se quiser saber mais sobre Natércia Rodrigues Lopes leia aqui: