Hospital de Santarém investe mais de 2 milhões de euros no Departamento de Saúde Mental
A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) formalizou esta segunda-feira, 21 de julho, o arranque da obra de ampliação e requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do Hospital Distrital de Santarém, com um investimento superior a 2 milhões de euros.
A empreitada, no valor de 2.075.000 euros (sem IVA), é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa dotar os serviços de Psiquiatria e Pedopsiquiatria de condições modernas e funcionais, respondendo de forma mais eficaz às necessidades dos utentes e dos profissionais de saúde.
Projeto financiado pelo PRR pretende melhorar condições de atendimento e reforçar a resposta às necessidades de utentes e profissionais de saúde
“Este projeto constitui um marco fundamental na melhoria da resposta em saúde mental na região”, sublinha a ULS Lezíria em comunicado, destacando o reforço dos cuidados em ambulatório e da intervenção na comunidade.
A obra, adjudicada à empresa VOMERA Building Solutions, Unipessoal Lda., terá uma duração estimada de 220 dias e será realizada numa área de 643 metros quadrados atualmente desocupada no hospital.
O novo espaço será dividido entre as áreas de Pedopsiquiatria e Psiquiatria. A Pedopsiquiatria contará com oito gabinetes de consulta, um ginásio, duas instalações sanitárias, um Hospital de Dia, uma sala para a equipa comunitária e zonas técnicas. Já a área de Psiquiatria incluirá nove gabinetes, uma sala de enfermagem, instalações sanitárias e espaços técnicos de apoio.
O projeto inclui ainda uma zona central com receção, sala de administração e acesso a um jardim interior comum às duas valências.
A cerimónia de assinatura do Auto de Consignação contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, bem como de vários responsáveis da instituição e representantes da empresa adjudicatária.
Recorde-se que em Tomar, encontra-se em construção uma unidade de pedopsiquiatria, junto ao Hospital de Tomar, que virá dar apoio, na saúde mental, aos mais novos da região do Médio Tejo.