Parque Natura Tejo irá devolver o rio a Santarém
Parque Natura Tejo conta com 3,5 milhões de euros de fundos comunitários.
No dia de S. José, que se celebrou ontem, a população da Ribeira de Santarém juntou-se no Teatro Clube Ribeirense para assistir à apresentação do projeto Parque Natura Tejo – requalificação da frente ribeirinha.
João Teixeira Leite, Presidente da autarquia escalabitana, garantiu que “este não é mais um projeto, é o projeto, vai ser real, vamos devolver definitivamente o Rio às pessoas”, evidenciando que a primeira fase desta regeneração urbana, inicia com a requalificação do Parque Desportivo do Tejo “que iniciará ainda este ano”.
Quanto ao Parque Natura Tejo, que já conta com 3,5 milhões de euros de fundos comunitários, está agora em fase de estudo prévio e prevê-se que existam condições para lançar concurso para a empreitada nos primeiros meses de 2026.
“Não vamos desperdiçar esta oportunidade de potenciar as margens do nosso Rio Tejo, desde a Ribeira a Alfange”, reforçando ainda que “no âmbito do fundo social para o clima já estamos a trabalhar com o governo para garantir o financiamento para ligarmos de uma vez por todo o rio e a Ribeira de Santarém à Cidade”.
O Parque Natura Tejo está a ser desenvolvido pelo Arq. Luís Ribeiro, um escalabitano que sente e conhece muito bem o território do Concelho.
Esta proposta de requalificação contempla acima de tudo a conservação da natureza, que através de soluções naturalizadas, promove também o respeito e a salvaguarda da identidade histórica e cultural deste território.
Serão criados espaços de desporto, recreio e lazer, percursos e caminhos de passeio, complementados por vários passadiços e plataformas de miradouro sob o Rio, zonas de estar e convívio e zonas de estadia e de merendas.
Aproveitando o Rio Tejo, ainda serão fornecidos equipamentos e acessibilidades que irão promover a prática de desportos náuticos e acesso para pequenas embarcações de recreio. A circulação de bicicletas através das ciclovias propostas, a prática de futebol e voleibol de praia com a construção de campos de areia para o efeito e um parque canino para cães, são veículos de promoção de estilo de vida saudável.
Esta será uma zona que irá privilegiar uma estadia junto ao rio, que contará com parque infantil e juvenil, uma zona de anfiteatro/bancadas, percursos de interpenetração (onde será promovida a natureza, a história e a cultura) e ainda de uma zona de cafetaria com zonas de casas de banho de apoio para ser aproveitada por todos quantos visitam este espaço.
Fonte: CMS