Chamusca camara

Hospital de Santarém tem novo equipamento avançado de cirurgia vídeo assistida

0 389

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) adquiriu uma nova e avançada torre de laparoscopia, um investimento na ordem dos 120 mil euros. O equipamento foi instalado no bloco operatório, é utilizado por várias especialidades (cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e ortopedia, em cirurgia programada e em cirurgia de urgência) e permite ao cirurgião realizar diversos procedimentos cirúrgicos guiados por imagem de vídeo.

De acordo com Natacha Nunes, diretora do Bloco Operatório do HDS, a cirurgia minimamente invasiva vídeo assistida é uma tendência iniciada há décadas, com desenvolvimento crescente, acompanhada pelo HDS.

“A modernização permanente dos equipamentos envolvidos está a par com a expansão da sua utilização pelas diferentes especialidades cirúrgicas, bem como na expansão das indicações cirúrgicas”, afirma a médica.

Segundo Natacha Nunes, “o bloco operatório do HDS acompanha esta tendência na disponibilização dos equipamentos e na formação dos seus profissionais de saúde residentes, em consonância com as exigências das especialidades do HDS que apostam na sua diferenciação de acordo com o estado da arte”.

A aquisição do novo equipamento resultou de um plano de investimentos realizado no âmbito de uma candidatura ao Programa Alentejo 2020, que financiou 85 por cento do valor total.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.