Sabe o que é o 𝐓𝐞𝐬𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐕𝐢𝐭𝐚𝐥?

O CHMT explica.

0 264
O 𝐓𝐞𝐬𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐕𝐢𝐭𝐚𝐥 é o documento onde o cidadão maior de idade pode manifestar livremente a sua vontade sobre os cuidados de saúde que deseja, ou não, receber quando estiver incapaz de expressar a sua decisão. Permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde.
Não sendo obrigatório, este é um direito e uma escolha do cidadão maior de idade. Até ao final de maio deste ano, o número de testamentos vitais ativos ultrapassava os 33.400, dos quais 11.615 registados por homens e 21.860 por mulheres. Em qualquer dos géneros, as faixas etárias com maior número de registos ativos situavam-se entre os 65 e os 80 anos, seguindo-se as pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos.
Para fazer o testamento vital é necessário que tenha número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Depois, basta preencher o formulário do Testamento Vital ou Diretiva Antecipada da Vontade (DAV), disponível no site do SNS24, e entregar num dos muitos balcões do Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV), espalhados pelo país. Pode também enviar por correio. Válido durante 5 anos, a contar da data da assinatura, o testamento vital pode ser alterado e renovado. Quem tem o seu testamento vital ativo já o pode consultar através da app SNS 24.
Através do site do SNS 24 pode aceder a mais informações e formulários disponíveis sobre o Testamento Vital: https://bit.ly/3wOIHrj
Fonte: CHMT
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

google.com, pub-9853338638165848, DIRECT, f08c47fec0942fa0