Alpiarça: Mortandade de peixes na Barragem dos Patudos preocupa Os Verdes
O Partido Ecologista Os Verdes foi alertado para uma alarmante mortandade de peixes na Barragem dos Patudos em Alpiarça.
Ativistas do PEV que se deslocaram posteriormente ao local, confirmaram a situação e ficaram chocados pelo facto de não estar a decorrer nenhuma intervenção para retirar os peixes da barragem, tanto mais, que populares lhes disseram que esta situação já tinha sido detetada no mínimo na passada sexta-feira.
Os Verdes admitem que esta situação possa decorrer da ausência de oxigenação gerada pelo aumento das temperaturas ocorridas na passada semana, não sendo uma ocorrência nova, o PEV não pode, no entanto, deixar de estranhar que as medidas tomadas no passado pela Câmara CDU, para minimizar o problema, tenham sido abandonadas.
Acusam o PS, atualmente à frente da Autarquia, que afirmava ter milagres para resolver a situação, não só não a resolveu, como até desprezou as medidas minimizadoras então tomadas pela CDU, que se mostraram eficazes, como o repuxo que que há muito não funciona, e nem os peixes está a recolher com a urgência que seria necessária, para que a qualidade da água não se venha a degradar ainda mais.
Os Verdes referem em comunicado que estão preocupados pois ao prolongar-se esta situação, estaremos perante um agravamento da degradação das águas, que pode potenciar um problema de saúde pública.