Politécnico de Tomar toma posição sobre diminuição de alunos colocados

IPT explica é fruto das regras implementadas, este ano, no acesso ao ensino superior.

0
Foram divulgados, no dia 23 de agosto, os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para o ano letivo 2025/2026 e o Politécnico de Tomar teve uma já esperada diminuição na taxa de ocupação das suas vagas.
Para o IPT, esta diminuição que se reflete nas instituições de ensino superior público é fruto das regras implementadas, este ano, para o acesso ao ensino superior com o aumento do peso das provas específicas e das provas de acesso e, que aliás já tinha sido objeto de reclamação por parte das instituições de ensino superior junto da Tutela.
Importa realçar que, as regras de acesso ao ensino superior em vigor até ao ano letivo passado foram definidas para não prejudicar os estudantes que frequentaram o ensino secundário durante o período da pandemia Covid 19 que foi marcado por interrupções no ensino presencial e por profundas alterações nos métodos de ensino e que, os estudantes que agora se candidatam ao ensino superior e estavam a frequentar os 7.º e 8.º anos de escolaridade também tiveram um percurso escolar afetado pela pandemia e marcado por alterações significativas ao nível de aprendizagem e adaptação devendo por isso beneficiar de condições semelhantes às atribuídas aos candidatos dos anos anteriores.
Para esta redução de colocações também contribuiu o facto de se ter verificado uma diminuição de 16,4% nos estudantes que se apresentaram a concurso, nesta fase e face ao ano anterior, assim como a diminuição de 21,1% do número de colocados em instituições localizadas em regiões demograficamente mais frágeis.
Em relação ao Politécnico de Tomar importa, ainda referir que cerca de 60% dos candidatos escolheram esta instituição como 1.ª opção para prosseguirem os seus estudos e que alguns cursos preencheram por completo as vagas disponíveis.

Veja aqui o número de colocados por escola e curso:

Politécnico de Tomar só preencheu 31% das vagas na 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.