Câmara de Santarém dá um bom exemplo
O Templário recebe das várias câmaras da região notas de imprensa (enviadas pelos gabinetes de comunicação autárquicos) com vista à sua divulgação (de acordo com os critérios de cada órgão de comunicação), e que têm por objetivo levar às populações a informação, que em muitos casos, interessa também a essa mesma população.
As notas de imprensa versam os mais diferentes assuntos, vão desde a realização de eventos, projetos de desenvolvimento económico ou social, deliberações importantes para a vida dos cidadãos e, como não podia deixar de ser, também as ordens de trabalho das reuniões dos executivos autárquicos (cuja periodicidade pode variar entre semanal ou quinzenal, depende de cada município).
Curiosamente chamou-se a atenção, a nota de imprensa do Município de Santarém, que ao enviar a convocatória (para a reunião desta semana), à semelhança de outras câmaras da região, há um pormenor que salientamos e enaltecemos: ” Muito agradecemos que, assim que possível, informem quais os documentos a que pretendem ter acesso”.
Sabemos que os órgãos de comunicação social podem consultar e/ou ter acesso a quaisquer documentos no âmbito da gestão autárquica, no âmbito da Lei da Transparência e ao Direito de Informar. Mas ter uma Câmara que, à priori, se disponibiliza sem qualquer pedido, para a referida consulta, por parte da comunicação social, é caso para afirmarmos que se trata de um bom exemplo.
E como chamamos a atenção por vezes, para o que corre menos bem na gestão autárquica, também devemos fazê-lo quando as atitudes são corretas e cumprem o dever de informar. A Câmara de Santarém dá assim um bom exemplo.

Isabel Miliciano