Decidir em consciência

Por Hugo Cristóvão

0

Dia 12 de outubro os tomarenses vão ser chamados a decidir sobre o futuro da nossa comunidade, e escolher entre propostas que podem soar bem ao ouvido mas que, qual canto de sereia são na maioria fantasias, ou, por outro lado, as propostas de quem tem o exemplo e a experiência da obra feita.

Nos últimos anos enfrentámos muitas dificuldades: os milhões da dívida, a falta de confi ança dos fornecedores, a desorganização, a falta de projetos. E até uma pandemia que tanto nos fez alterar prioridades. Recuperámos a saúde financeira e a confiança, apoiámos como nunca as nossas freguesias, as associações, projetos na educação, cultura, desporto, e serviço social.

Projetámos e tanto temos vindo a executar, na reabilitação urbana e nos espaços públicos, vias rodoviárias, escolas. Pela primeira vez estamos a contruir uma creche municipal. Pela primeira vez desde o 25 de abril estamos a contruir habitação pública para os jovens e classe média. E ainda na habitação, foram desbloqueados centenas de fogos para construção privada que estão já licenciados e muitos outros em processo de licenciamento.

Assim como novos espaços comerciais e empresariais. Lembram-se como estavam as Avessadas? A Várzea Grande? O Mercado Municipal fechado durante 4 anos? As barracas 50 anos no Flecheiro? Resolvemos estes e muitos outros problemas de décadas e queremos continuar a fazê-lo. Não prometemos irrealismos que ninguém sabe sequer se jurídica e administrativamente possíveis, e quantos milhões custariam e para que fi nalidades. O que com a equipa que me acompanha propomos é continuar a trabalhar, com humildade, com proximidade, sabendo que obstáculos continuarão a existir todos os dias, mas com esforço e dedicação os iremos ultrapassando. O concelho está hoje mais dinâmico, mais apetecível.

Conseguimos inverter o caminho de declínio que vinha de décadas. Mas há ainda muito a fazer. Não prometemos facilidades. Sabemos o que custa fazer e que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo ou agradar a todos. Por isso, o que apresentamos são mais de 50 projetos em execução ou já prontos para lançar empreitada. Exemplos como a reabilitação e infraestruturas entre São Lourenco e a Zona industrial (Carvalhos de Figueiredo); a nova Ponte de Marianaia e a ponte pedonal do Flecheiro; a extensão da Avª Maria de Lourdes Melo e Castro até Marmelais e várias outras estradas no concelho; as duas novas zonas empresariais de Asseiceira e Vale dos Ovos; a reabilitação das ruas do centro histórico; a reabilitação largos das aldeias a exemplo dos que já fi zemos.

A ampliação da extensão de saúde de Marmelais e melhorar as de algumas freguesias; a Loja do Cidadão no Palácio de Alvaiázere devoluto há 50 anos e que agora conseguimos que o Estado nos desse a sua gestão; O novo pavilhão desportivo e o campo sintético na escola Gualdim Pais (já em construção). E continuar a apoiar as freguesias, as associações, os projetos na comunidade.

Dia 12 é dia de escolhas. Escolher a imaturidade e o voltar a outros tempos, ou escolher a equipa com experiência e confiança, o projeto mais sensato e capaz.

Dia 12 vamos escolher a Força de Quem Faz.

*Presidente e candidato a Presidente da Câmara Municipal de Tomar 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.