Porque teve de ser assim?

Opinião

0

Sempre me interroguei, porque existem pessoas como diz o povo «nasceram com o cu virado para a lua», sinónimo de terem sorte, e de as circunstâncias da vida lhes serem favoráveis, enquanto outros mais parece que nasceram condenados ao sofrimento. É como se a nossa vida tivesse um propósito desconhecido, que carregamos desde do ventre da nossa mãe e que somos obrigados a cumpri-lo. Será assim?

Na minha terra havia uma jovem, que nasceu com um problema cognitivo, apesar dos seus irmãos serem ditas pessoas normais, esta sempre foi olhada de forma diferente. Nunca aprendeu a ler e a escrever e expressava um olhar assustado. Apesar das suas limitações, acompanhava as tarefas da casa, da fazenda e de tratar de algum gado. Era conhecida por todos pela “Maria tonta”, como se fosse filha de um Deus menor… O seu destino não foi igual ao dos outros irmãos que casaram, fizeram a sua vida, ela ficou com os pais até estes morrerem, esquecida naquela vida sempre igual. Nunca foi à praia, nunca teve férias, nunca teve amigos, nunca riu à gargalhada de felicidade, nos momentos instantâneos que essa palavra abstrata significa.

Soube que morreu há dias, não muito velha, não sei se sofreu muito nesta fase. Provavelmente encontrou agora a paz, depois de ter cumprido o seu propósito nesta vida. E volto a interrogar-me, porque teve de ser assim?

Isabel Miliciano

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.