Centro de Saúde de São Pedro de Tomar volta a ter consultas presenciais
Estavam a ser garantidas com recurso a Telemedicina.
Há vários meses que os utentes do Centro de Saúde de São Pedro de Tomar, não tinham consultas presenciais. As consultas eram realizadas com recurso ao computador, designadas por telemedicina. À data que as mesmas começaram (dezembro último), o novo modelo chegou a ser anunciado com grande destaque pela ULS do Médio Tejo. Avançava que se tratava de um proejto pioneiro que consistia na implementação de consultas de telemedicina nos Cuidados de Saúde Primários na região.
A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) noticiou ainda que “este era um passo na inovação e no futuro da prestação de cuidados de saúde de proximidade, com a implementação de um projeto-piloto de teleconsulta nos cuidados de saúde primários de São Pedro de Tomar.
Os utentes desta unidade passaram a ter acesso, desde o início de dezembro, a atendimento clínico dentro das instalações da unidade de saúde, mas através de uma consulta remota conduzida por um especialista em Medicina Geral e Familiar. As consultas realizadas a partir de uma plataforma de telemedicina de última geração, em três dias da semana, vêm permitir o acesso a cuidados de saúde personalizados, prestados por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde”.
Quem nunca gostou deste novo modelo, foram os utentes deste Centro de Saúde, a maioria já de idade avançada, mais adversos às novas tecnologias, preferiam as consultas presenciais, até pelo ambiente de proximidade com o seu médico de família, sendo para muitos mais que um médico, um amigo e confidente.
Entretanto, a ULS do Médio Tejo acaba de anunciar que vão ser retomadas as consultas médicas presenciais que no Centro de Saúde de São Pedro que estavam a ser garantidas provisoriamente com recurso a Telemedicina.