Quinta-feira, 22 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

PAN propõe a implementação de pombais contracetivos em Tomar

A Comissão Política Distrital de Santarém do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) quer que que a Câmara de Tomar instale uma rede de pombais contracetivos para fazer face à crescente preocupação da população e da autarquia relativamente à sobrepopulação de pombos na cidade.

Assim, o PAN propôs hoje em reunião com membros do Executivo e a Médica Veterinária da autarquia, a construção de uma rede de pombais contracetivos, para reduzir a sobrepopulação de pombos na cidade.

Segundo o PAN, o pombal contracetivo é uma estrutura na qual é possível realizar um controlo eficaz, sustentável e económico da população de pombos citadinos substituindo os métodos habituais e ineficazes de abate e de afugentamento, por uma alternativa ética e inócua, que respeita as necessidades biológicas das aves sendo, de resto, já usados há largos anos com sucesso em outras cidades europeias como Alemanha, França e Reino Unido.

Este é um método que consiste em incentivar as aves a nidificar em locais específicos, proporcionando-lhes para o efeito abrigo, alimento e água. Uma vez aí estabelecidos os pombos irão passar cerca de 80% do seu tempo dentro e nas proximidade da estrutura (pombal), estabelecendo aí os seus ninhos.

Posteriormente, equipas responsáveis limpam e cuidam do espaço e retiram os ovos, substituindo-os por outros – de gesso ou plástico –, prevenindo o nascimento de novos espécimes de forma descontrolada. Num exemplo apresentado da implementação de um Pombal Contracetivo num Hospital em Nottingham no Reino Unido, conseguiu-se a redução de 1200 para 65 animais em três anos.

O método representa uma vantagem a nível de custos, de logística, de enquadramento paisagístico, de saúde e de higiene, uma vez que, concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves serão mais saudáveis e não mais irão mais procurar lixo, ou parapeitos ou telhados de casas e monumentos para o fazerem, salvaguardando a preservação da salubridade e do património histórico da cidade.

O Pombo-citadino é uma ave domesticada que se desenvolveu a partir de pombos selvagens, ocorrida há milhares de anos, e coabita as cidades com os humanos desde sempre, pelo que esta alternativa passa pelo reconhecimento dos pombos como animais sencientes e comunitários, naturais das nossas cidades e parte da paisagem urbana, devendo os métodos empregues de controlo da sua natalidade merecer o maior respeito para com o bem-estar animal.

O PAN congratula-se com a boa recetividade do executivo da Câmara Municipal de Tomar a esta proposta, estando este a iniciar  reuniões preparatórias para a implementação desta rede de Pombais de controlo de natalidade dos pombos domésticos  na Cidade de Tomar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque