Os municípios de Proença-a-Nova e de Vila de Rei alertaram hoje a população para a presença de burlões nos respetivos concelhos, que se fazem passar por prestadores de serviços de reparação ou fornecedores de materiais.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, apela à máxima atenção aquando da contratação de qualquer tipo de serviço. Segundo a autarquia, e de acordo com informações da GNR, têm sido identificadas burlas levadas a cabo por indivíduos que se apresentam como profissionais da área das reparações ou do fornecimento de materiais.
De acordo com o município, estas situações têm ocorrido sobretudo em habitações desabitadas e, em alguns casos, resultaram em furtos. A Câmara aconselha a população a contactar de imediato as autoridades sempre que se deparem com comportamentos ou situações suspeitas.
Também a Câmara Municipal de Vila de Rei emitiu um alerta semelhante, referindo a possibilidade de estarem a ocorrer burlas no concelho através da oferta de falsos serviços ou ajuda. Numa nota publicada nas redes sociais, o município apela à população para que, em caso de suspeita, contacte de imediato as autoridades e informe vizinhos e familiares.
“Durante situações de crise surgem frequentemente indivíduos que tentam aproveitar-se da fragilidade das pessoas”, refere a autarquia, alertando que poderão ser oferecidas reparações, ajudas ou serviços que não são legítimos.
O município pede ainda que a população redobre a atenção e evite permitir o acesso de desconhecidos às habitações. “A pressa e o desespero são o terreno ideal para burlas”, alerta a Câmara, aconselhando a não aceitar serviços sem referências e a evitar pagamentos em dinheiro ou sem comprovativo a pessoas que apareçam sem serem solicitadas, oferecendo reparações urgentes.





