Duas roturas de água, em 24 horas, no mesmo local em Asseiceira
Na Rua da Saudade, artéria que liga a Asseiceira à Linhaceira, registaram-se duas roturas na conduta do abastecimento de água, no espaço de 24 horas, sempre no mesmo local.
A primeira rotura aconteceu ontem de manhã, por volta das 10 horas. A empresa contratada pela Tejo Ambiente deslocou-se ao local para reparar a referida rotura. Durante várias horas realizaram todos os esforços para concluir a reparação com sucesso. Da parte da tarde deram a reparação por concluída.
Hoje, no mesmo local, e por volta da mesma hora, a conduta voltou a rebentar. A empresa foi de novo acionada para o local, onde procederam a uma longa e profunda reparação, com a abertura de uma vala com alguma dimensão.
Este é um dos locais mais críticos, no que diz respeito a roturas de água nesta localidade. São frequentes as roturas, com maior incidência no Verão. E apesar da estrada ter sido totalmente alcatroada, estas roturas provocam grandes danos no pavimento pela necessidade de abertura de valas até chegar-se à conduta.
Recorde-se que, este é um dos problemas que assolam as freguesias do nosso concelho, nas quais as condutas do abastecimento de água se encontram obsoletas e degradadas, esperando-se que num futuro próximo possam ser substituídas. Obra muito dispendiosa, que a Câmara Municipal de Tomar espera poder vir a obter financiamento num próximo quadro comunitário de apoio. Até lá, vão-se remendando as roturas, que causam grande desperdício de água, comprada para o abastecimento de água às populações, e absorvem recursos humanos, que poderiam estar envolvidos com novos projetos.