Candidatura de Leiria (+ 25 municípios, Diocese, IPL, IPT e Nerlei) a Capital Europeia da Cultura já foi entregue c/vídeo

Júri Europeu vai decidir sobre as várias candidaturas

0 733
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

IMG 5966

A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos, a Diocese, dois Politécnicos e uma Associação Empresarial, que tecem uma malha diversificada, alcança mais de 800 mil habitantes, totaliza quase 6.000 km2 de extensão, com uma distância superior a 170 km entre os seus extremos. 

Ontem, quinta-feira, dia 18, concretizou-se um dos passos mais importantes do processo de candidatura do território da Rede Cultura 2027 (Leiria + 25 municípios + Diocese + Instituto Politécnico de Leiria + Instituto Politécnico de Tomar + Nerlei), a Capital Europeia da Cultura 2027, com o envio do Livro de Candidatura, o Bid Book a ser remetido para o júri europeu, assinalando o cumprimento da primeira etapa oficial na corrida a Capital Europeia da Cultura.  “Que candidatura é esta?” foi o tema da conversa que se seguiu e que colocou Gonçalo Lopes, presidente do Conselho Geral da Rede Cultura 2027, e Ana Bonifácio e Lígia Afonso, duas das cinco redatoras do Bid Book, numa conversa com moderação de Paulo Lameiro, coordenador do grupo executivo da Rede Cultura 2027, na sede da Rede Cultura 2027.

IMG 5991No final da sessão, foi apresentado o vídeo da candidatura, que será divulgado ao público no final deste dia, logo após o fim da reunião do Conselho Geral, onde será oficialmente apresentado.

“Como a Europa é composta por diferentes países, também a nossa Rede é formada por diferentes intervenientes”, disse Gonçalo Lopes.

(…) “Nos últimos 10 anos, a cultura passou a ser a imagem de Leiria. Até aqui tínhamos a autoestima reduzida em termos de cultura, mas a verdade é que temos talento”, referiu o também presidente do Conselho Geral da Rede Cultura 2027. “Quando percebemos que o território de Leiria era pequeno para a ambição que tínhamos, pegamos nos argumentos para ir mais além e juntos criamos esta Rede forte que está na linha da frente” neste processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

“Curate the Commons / Curar o Comum” é o lema da candidatura

Em inglês, “curate the commons”; em português, “curar o comum” é o lema desta candidatura. A tradução “não é literal”, explicou Lígia Afonso, uma das cinco autoras do livro de candidatura (bid book) de Leiria a Capital Europeia da Cultura, esclarecendo que “este é um território da cura, das águas termais, da hospitalidade, da peregrinação, do encontro… este é um território protótipo da Europa”. “O curar é também regenerativo, curar as feridas, como Pedrogão Grande e o Pinhal de Leiria, positivando o que de mau aconteceu nesta região ou chamando a atenção para a revitalização dos nossos centros históricos”, disse.

IMG 5974(…) Para Ana Bonifácio, a outra redatora presente na conversa desta manhã, na sede da Rede Cultura”, o “comum” do lema da candidatura, o vulgar, é a definição da expressão “pessoas vulgares são capazes de feitos invulgares”. “Este talento que nos torna comuns traz este lado coletivo que nos distingue”. A autora frisou no momento que “esta candidatura não vai construir infraestruturas, mas antes vai regenerar e recuperar o que existe no território”.

“Umas das marcas desta candidatura é o tempo longo. Temos o menino do Lapedo que nos mostra que a Europa é feita por todos”, conclui Paulo Lameiro.

O anúncio de finalistas é esperado no primeiro trimestre de 2022 e a designação da Capital Europeia da Cultura 2027 vai ocorrer em dezembro de 2022 ou janeiro de 2023. A escolha é da responsabilidade de um júri de peritos independentes, com membros nomeados pelo Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Comissão Europeia, Comité das Regiões e pelo Ministério da Cultura português.

Vídeo que acompanha o Livro da Candidatura, agora entregue ao júri europeu.

https://www.facebook.com/Redecultura2027/videos/880017336044767

 

Fonte: COMUNICAÇÃO – Lino Teixeira e Susana Monteiro

 

 

 

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.