Filme de Chico Noras, rodado em Santarém, «O PROCEDIMENTO» estreia no MOTELX 2024
Chico Noras, filho do antigo presidente da Câmara de Santarém José Noras, vai estrear o seu último trabalho cinematográfico «O Procedimento» na 18.ª edição do MOTELX 2024, que decorrerá de 10 a 16 de Setembro, em Lisboa
Trata-se do terceiro filme de Chico Noras, uma comédia negra bastante dramática, que nos faz refletir sobre o valor da vida e da morte através da eutanásia, estreia na competição de curtas portuguesas do prestigiado festival MOTELX.
SINOPSE: Numa realidade não muito distante, o suicídio e a morte assistida são procedimentos moralmente aceites, introduzidos com naturalidade no nosso dia-a-dia. Quando a produtividade e o grande capital são a única moral, surge a questão: O que fazer quando uma pessoa deixa de produzir? Bem, se não se fatura, mais vale morrer. Maria Eugénia, reformada, tem a sua morte agendada há vários anos. Mas será que se preparou devidamente para o procedimento?
Esta curta-metragem, uma produção FLESH512, rodada na cidade de Santarém, é protagonizada por Paula Só, que contracena com Eunice Correia, Pedro Martinho e Teresa Vaz. O argumento é da autoria de Rafael Traquino e Chico Noras, Nuno Martini assina a fotografia, a composição musical é de Timóteo de Azevedo e a direção de arte é de Cátia Santos.
Conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Santarém e da União de Freguesias da Cidade de Santarém.