Convento de Cristo recebe concerto “FANTASIA”, dia 5 de junho

Concerto para Tiorba, por Tiago Matias.

0 307
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Convento de Cristo recebe: “FANTASIA”; Concerto para Tiorba, por Tiago Matias, no dia 5 de junho, pelas 16 horas, na Sacristia Filipina. Reúne cinco obras para Tiorba Solo dedicadas a Tiago Matias, compostas por Anne Victorino Almeida, Sérgio Azevedo, Fernando Lapa, Luís Cardoso e Fátima Fonte. É o primeiro disco a nível mundial composto exclusivamente por música contemporânea para tiorba.

A Tiorba, instrumento de cordas da família do alaúde, desempenhou ao longo da sua história maioritariamente uma função de instrumento de acompanhamento, sendo essa a explicação mais plausível para a relativa pouca quantidade de música a solo composta para o instrumento durante o período barroco.

“Fantasia” nasceu do desejo de dotar este instrumento tão peculiar de mais repertório. Tiago Matias lançou, assim, o desafio a compositores portugueses contemporâneos para criar um discurso musical novo, com recurso a um dos instrumentos barrocos mais identitário das orquestras barrocas, hoje e nos séculos XVII e XVIII.

A resposta foi também um desafio para Tiago Matias, a nível técnico e musical, levando-o a procurar soluções que desconhecia e que ainda não tinham sido exploradas no instrumento. Este exercício de criatividade para compositores e intérprete resultou nesta “Fantasia”, que é também a primeira edição mundial exclusivamente composta por música contemporânea para tiorba solo.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.