Tomar no centro de espetáculo de dança sobre pintor de Nova Iorque
“The Bradley Theodore Show”, dia 27, no Cine-Teatro Paraíso.
O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, recebe dia 27 de outubro, pelas 21h30, o espetáculo “The Bradley Theodore Show”, resultante de uma parceria entre aquele pintor norte-americano e a companhia portuguesa Vortice Dance Company, e cujo processo criativo integrou, neste concelho, a Escola de Dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
A rainha Isabel II, Karl Lagerfeld, Frida Kahlo e Anna Wintour são o mote para este espetáculo sobre a obra de Bradley Theodore, da autoria dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, cujo processo de criação se definiu numa estratégia descentralizadora, desenvolvida numa co-produção com cinco cidades: para além de Tomar (no Cine-Teatro Paraíso), em Beja, Leiria, Santa Maria da Feira e Alcanena.
A peça, que integra a programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses da Direção-Geral das Artes, é um mergulho profundo no universo criativo do pintor nova-iorquino. Evocando a universalidade da cor, esqueletos, pop stars, ícones e celebridades, Theodore destila figuras a formas esqueléticas. Um confronto a que o artista chama de “um ato de viver”, trazendo a cor para expressar a memória, a emoção e as experiências vividas. Cláudia Martins e Rafael Carriço “agarram” esse “ato de viver” dando corpo a uma criação fascinante, que, pela força da dança e da pintura, recria os meandros de uma vida e de um estilo que se auto-imortaliza a cada obra que nasce.