Exposição permanente da Festa dos Tabuleiros já foi inaugurada
Está patente ao público num a sala do Convento de São Francisco.
Foi inaugurada ao final deste sábado, 5 de julho, no Convento S. Francisco a exposição “A Festa dos Tabuleiros – Um caminho de reconhecimento e preservação”.
Trata-se de uma Exposição Permanente da Festa dos Tabuleiros que a Câmara de Tomar disponibiliza ao público, no Convento de S. Francisco, junto ao Museu dos Fósforos e das oficinas de olaria.
A sala que acolhe esta exposição situa-se logo à entrada do lado esquerdo, ornamentada com flores de papel, quadros e imagens antigas da festa, vários painéis temáticos de acordo com os vários temas da festa, tais como cortejo dos rapazes, procissão das coroas, cortejos parciais e principal, ruas populares, entre adereços, tabuleiros nas várias fases de montagem, e dois écrans onde são exibidos filmes das últimas festas e cartazes antigos da festa.
Quando se entra, damos por nós numa rua ornamentada (réplica), onde as árvores e as flores dão-lhe um ambiente acolhedor. Encontra-se ainda em exposição uma roda do Nabão, elemento utilizado na ornamentação de uma das ruas da última festa, e um cortejo dos tabuleiros com todos os elementos construídos com fósforos.
No momento da inauguração, o presidente da Câmara, Hugo Cristóvão, salientou a importância desta exposição permanente e agradeceu a todos aqueles que trabalharam de forma voluntária (senhoras que confecionaram as flores durante meses) e também a alguns elementos da comunidade estrangeira radicada em Tomar, que integrou o grupo de voluntários.
De referir que participaram nesta inauguração dezenas de pessoas, sendo a mesma considerada um passo importante, para todos aqueles que defendem a existência de um Museu da Festa dos Tabuleiros em Tomar. A exposição passa a estar aberta ao público e custou aos cofres da autarquia cerca de 65 mil euros, para além de todo o trabalho dos voluntários que não foi contabilizado.
No futuro será ainda disponibilizado aos visitantes (que se encontra em elaboração) um catálogo sobre a exposição e a mesma pode ser visitada gratuitamente.
Veja aqui, a galeria de imagens desta inauguração: