T. Novas: Exposição 50 LIVROS “a bem da nação” autorizados, cortados ou proibidos

De 24 de abril até 4 de outubro, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

0 462
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove uma mostra de livros de autores nacionais e estrangeiros dos mais diversos assuntos editados e publicados em Portugal, durante o Estado Novo.

A partir do próximo dia 24 de abril até 4 de outubro, no átrio da Biblioteca, ficarão expostos exemplares, na sua maioria, primeiras edições autorizadas, com cortes ou que foram proibidos pela censura, que fazem parte do acervo documental municipal, adquiridos ou doados, conforme atestam os livros de inventário.

Em exposição estarão também algumas obras que integram os espólios literários de ilustres torrejanos e acervos bibliográficos de associações, que se encontram à guarda da Biblioteca.

Os livros, agora disponibilizados ao público, estarão instruídos pelos relatórios redigidos pelos censores que permitirão dar a conhecer as razões porque foram censurados. Alguns desses relatórios são provenientes da Associação Cultural EPHEMERA Biblioteca Arquivo de José Pacheco Pereira.

A par desta mostra, e como suporte informativo da mesma, será colocado à disposição do utilizador/visitante um guia para consulta – um pequeno breviário sobre o enquadramento da censura ao livro durante o período do Estado Novo.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.