João Carlos Lopes vai lançar novo livro: “O Moinho da Fonte e a indústria do papel em Torres Novas [A Renova]”

Apresentação do livro é dia 25 de junho próximo.

0 560
joao carlos lopes 0
João Carlos Lopes

Um livro que resgata a imagem e a memória do Moinho da Fonte, a mais bela povoação que o concelho de Torres Novas jamais teve, e conta o processo histórico que levou à destruição do seu núcleo antigo: é este o mote do novo livro do autor, que relata as origens da instalação da indústria de papel junto à nascente do rio Almonda, com a primitiva fábrica dos irmãos Ardisson, em 1826, e o desenvolvimento posterior da indústria até à fundação da Fábrica de Papel do Almonda – Renova, em 1940 e à evolução desta empresa até finais dos anos 70 do século passado.

As personagens ligadas à indústria, os moinhos do Moinho da Fonte e a sua história, os moleiros e as suas famílias e o fim da indústria da moagem no local (existiram seis moinhos e dois lagares no Moinho da Fonte), bem como o processo que levou à drástica transformação da paisagem da povoação de Moinho da Fonte e sua envolvência, são outros dos aspetos abordados no livro.

A apresentação está prevista para o dia 25 de junho, em Torres Novas, no auditório municipal, e no dia seguinte, domingo, 26, em Casais Martanes, às 16 horas, na coletividade.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.