Governo promete empreendimento como o do Alqueva no Médio Tejo

0

O Governo apresentou a estratégia “Água que Une”, que inclui 294 medidas e um investimento de 5 mil milhões de euros até 2030 para melhorar a gestão da água em Portugal.

O plano prevê novas barragens e empreendimentos de fins múltiplos, especialmente no Médio Tejo e Mondego, além da modernização de infraestruturas hídricas.

O programa visa garantir segurança e sustentabilidade no abastecimento de água, enfrentando os impactos da seca, protegendo ecossistemas e promovendo o desenvolvimento económico.

Destacam-se 1.183 milhões de euros para novas barragens, 1.476 milhões para reduzir perdas de água e 137 milhões para reutilização de água residual. A digitalização e o uso de inteligência artificial também fazem parte da estratégia.

O financiamento virá de fundos europeus, investimento privado e empréstimos do Banco Europeu de Investimento. Algumas medidas têm prazos até 2040.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.