Entroncamento: “À Descoberta do Turismo Industrial” no Museu Nacional Ferroviário

De 11 a 16 de abril’23.

0 770
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Museu Nacional Ferroviário participa na segunda edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial” de 11 a 16 de abril de 2023.

Serão seis dias de atividades dedicadas à vivência, exploração e experimentação do património industrial,  e uma excelente oportunidade para conhecer melhor o património ferroviário residente no Museu Nacional Ferroviário, considerada uma das melhores e mais representativas coleções europeias.

As atividades propostas são ideais para famílias, estudantes e todas as pessoas que  desejem conhecer de perto a riqueza cultural e histórica do nosso país,  e  uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre a importância do património industrial em Portugal.

A programação integra atividades desde visitar o Museu através de um jogo – o Traincather; entrar nos  pavilhões de locomotivas a vapor e explorar comboios icónicos como o Comboio Presidencial na visita “A Bordo”; conduzir uma locomotiva num simulador real de formação e  ver ao vivo o trabalho de restauro nas oficinas do museu e de manutenção ferroviária nas oficinas da CP, entre outras.

IMG 6572

Entre 11 e 16 de abril, pode participar nas seguintes atividades promovidas pelo Museu Nacional Ferroviário:

Dia 11 de abril – 10h00

Traincatcher – Este é um jogo que permite descobrir de forma diferente a história dos comboios e da ferrovia em Portugal através da coleção do museu, percorrendo os seus diversos espaços, recolhendo pistas, cumprindo provas, respondendo a questões e resolvendo desafios.

Dia 12 de abril – 10h00 às 16h00

Visita ao Museu e Oficinas da CP – Atividade que permite conhecer a história e património da ferrovia nacional, através de uma visita guiada ao Museu e Oficinas da CP no Entroncamento.

Dia 13 de abril – 10h00

Visita a Bordo – Nesta visita vai poder entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, na cabine de locomotivas, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas.

Dia 14 de abril – 10h00

Visita Guiada às Oficinas – Saiba mais sobre o processo de Conservação & Restauro da locomotiva a vapor CP 832, também conhecida por Espanhola, numa visita às Oficinas de Conservação & Restauro do Museu Nacional Ferroviário.

Dia 15 de abril – 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Simulador de Condução Ferroviária – Experiência interativa e imersiva que apela aos sentidos visuais, auditivos e táteis, permitindo a habituação aos sistemas de controlo e de segurança essenciais de uma locomotiva elétrica da série “CP 2600”.

Dia 16 de abril – 15h00

Oficina para Crianças – Atividade de construção de uma Locomotiva a Vapor com materiais reciclados, permitindo o desenvolvimento da criatividade dos mais novos, bem como aquisição de novos conhecimentos.

Todas as atividades estão sujeitas a  inscrição prévia em servicoaocliente@fmnf.pt ou através do telefone 249 130 382.

Aproveite a oportunidade e venha “À Descoberta do Turismo Industrial!”

 “À descoberta do Turismo Industrial” é uma iniciativa do Grupo Dinamizador para o Turismo Industrial e do Turismo de Portugal.

dd7425b2 7414 4ff7 9be6 cfe59a8a6e88 754x394 1

Sobre o Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, aberto a todos os públicos que queiram conhecer o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal. Integrado no complexo ferroviário do Entroncamento, habita edifícios históricos notáveis e proporciona a descoberta de objetos únicos associados a temas tão diversos como as antigas estações, as escolas de Aprendizes, a construção e manutenção da via, mas também a medicina, a hotelaria ou o modelismo.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.