Vítor Martins, residente no lugar de Roda Grande, Freguesia da Asseiceira, no concelho de Tomar, declarou ao nosso jornal que esta localidade está há quase 3 dias sem água.
Esta falta de água não só se tem verificado nestes últimos dias como também é frequente aos fins-de-semana, aquando os residentes estão de fim-de-semana, exigindo por isso mais consumo de água, refere o munícipe.
Conta-nos ainda que frequentemente comunica à Tejo Ambiente, entidade responsável atualmente pelo abastecimento da Água em Roda Grande, estas faltas de água, e a resposta é sempre a mesma: “que se trata de uma rotura na conduta que abastece de água esta localidade”.
Hoje, Vítor Martins contactou novamente o serviço de piquete da Tejo Ambiente, informaram-no mais uma vez que se tratava de uma rotura da conduta na localidade de Roda Pequena.
Como é uma localidade bem perto da Roda Grande, Vítor Martins quis confirmar e foi dar uma volta e realmente e sem grande demora encontrou uma equipa a reparar a dita conduta na estrada principal de acesso à Roda Pequena.
Relata-nos ainda que para seu espanto e para conhecimento da Assembleia Municipal, sente-se na obrigação de comunicar ao Presidente da Assembleia Municipal do Município de Tomar o que constatou, designadamente, que a conduta:
– Tinha apenas um diâmetro de 1,5 polegadas, para abastecimento de diversas localidades;
– O Tubo (designado de conduta) é ainda de amianto, substância altamente cancerígena e atualmente proibido o uso;
– O Tubo estava em muito más condições:
– Infelizmente não conseguiu tirar uma fotografia mas a verificação do estado de degradação do tubo é facilmente verificável.
Perante estes factos, Vítor Martins questiona:
– Como é possível um tubo de apenas de 1,5 polegadas abastecer corretamente diversas localidades;
– Como é possível nos dias de hoje ainda se usar um tubo de amianto, ainda mais para abastecimento de água;
Pergunta ainda: “Quanto mais tempo teremos que viver com esta situação catastrófica que está afetar os munícipes de Tomar”.
Contactámos o presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, que confirmou a situação da falta de água, tendo adiantado que a Tejo Ambiente já construiu uma nova conduta até à Roda Grande, mas que não está a ser fácil o acerto final. Carlos Rodrigues referiu também que para além da Roda Grande, Falagueiro e outras localidades vizinhas também não tiveram água. Situação que se tem repetido aos fins-de-semana. Confessa-nos que só ontem recebeu mais de 100 chamadas telefónicas, mas que pela sua parte tudo tem feito para tentar resolver a situação junto das entidades responsáveis.
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento