Câmara de Santarém e DGPC assinam protocolo para recuperação das Muralhas

Intervenção que conta com o apoio de 2,5 milhões de euros do PRR

0 347

O Município de Santarém e a Direção-Geral do Património Cultural assinaram ontem, dia 24 de novembro, os Contratos Interadministrativo de Cooperação e de Financiamento para a realização do projeto de consolidação estrutural das Muralhas de Santarém, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Estes contratos têm por objeto regular as relações entre ambas as entidades com vista à realização das intervenções de recuperação das Muralhas de Santarém com o apoio financeiro de 2 500 000,00€ ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ricardo Gonçalves referiu que “é com grande satisfação que estamos aqui hoje a assinar estes contratos; era algo que já trabalhávamos há muito tempo. Temos conseguido recuperar grande parte do nosso património, mas faltavam as Muralhas de Santarém. Este projeto vai ser um trabalho de muita responsabilidade e cooperação que requer um grande empenho de todos na sua concretização”.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, as Muralhas de Santarém, são um importante marco na História de Portugal e de Santarém, que, segundo o Presidente da CMS “após a sua recuperação será mais um ponto de interesse turístico”.

Partindo desta ideia, Isabel Cordeiro, sublinhou que “a valorização do património cultural constituiu um fator de atração turística, mas também de coesão social e territorial que pode ajudar a mitigar a simetria e que reforça o sentimento de pertença das comunidades”.

O Município de Santarém fica responsável pela realização e concretização deste investimento, competindo-lhe promover projetos de execução e respetiva revisão, fiscalização de obra e eventuais contratações que sejam necessárias para garantir a adequada execução da intervenção, nomeadamente aquisição de serviços de consultoria técnica e jurídica desde que diretamente relacionados.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.