Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira – Santarém

0 273

Um pergaminho do século XII resgatado nas limpezas de uma antiga casa de família em Vale de Figueira, concelho de Santarém, foi salvo por um familiar dos antigos proprietários do imóvel, relata o Correio do Ribatejo.

“Foi no decorrer de umas limpezas profundas, na antiga casa do saudoso Dr. Vítor Hugo Semedo e da sua ilustre esposa D. Maria Rita Bastos, em Vale de Figueira, que este pergaminho do século XII apareceu, bem acompanhado de outros documentos de não menor valor histórico, todos guardados num saco do “Continente” e que levavam o caminho do lixo, às mãos de uma funcionária da limpeza”, contou ao ´ Correio do Ribatejo´ José Gaspar, natural de Vale de Figueira, um técnico da EDP apaixonado pelo património da sua terra.

“Valeu a abundante sensibilidade cultural de Gonçalo Semedo, neto daqueles ilustres, que, felizmente, se viria a conseguir pôr termo a tamanha tragédia, que seria de total prejuízo para o tema do seu conteúdo”, observa.

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.