Anabela Freitas toma posse na Turismo do Centro a 1 de setembro
Hugo Cristóvão deverá assumir, nesta data, a presidência da Câmara de Tomar.
Já está marcada a tomada de posse dos órgãos sociais eleitos ontem, dia 26 de julho, para a Região Turismo do Centro. Terá lugar às 11h30 do dia 1 de setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.
A atual presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, que integrou a única lista que se apresentou às eleições desta entidade de turismo, irá desempenhar funções na Comissão Executiva, no cargo de vice-presidente, deverá assim renunciar ao cargo de presidente da Câmara de Tomar, passando a assumir o cargo o atual vice-presidente, Hugo Cristóvão.
Recorde-se que, nas próximas eleições autárquicas de 2025, Anabela Freitas não pode recandidatar-se, dado que só é permitido, por lei, o exercício de presidente de Câmara em três mandatos consecutivos (12 anos).
Muitos autarcas, nestas condições, optam por concorrer a outros cargos da administração pública, o que nem sempre é coincidente com o terminús do mandato autárquico. Nas mesmas condições está, agora, o recém eleito presidente da Região Turismo do Centro, Raul Almeida, que também se encontra a cumprir o 3.º mandato como presidente de Câmara de Mira.
De salientar que na maioria dos casos, os autarcas que completam os 12 anos de presidente de câmara raramente regressam à sua atividade profissional ou ao seu lugar de origem, optando por outros cargos públicos ou gestão de empresas público-privadas.
Assim, a partir de 1 de setembro próximo, a liderança da Câmara de Tomar passará a ter um novo rosto, Hugo Cristóvão, que tudo indica será o candidato sucessor de Anabela Freitas, nas próximas eleições autárquicas.

Com a saída de Anabela Freitas da Câmara de Tomar, subirá à vereação o 5º da lista do PS, Rita Freitas, que deverá assumir o cargo de vereadora, e que se estreia desta forma na vida política tomarense.
Sobre o Turismo Centro de Portugal: