Assembleia Municipal de Tomar apela à AR para viabilizar desagregação das freguesias da Serra e Junceira
Proposta da CDU aprovada por unanimidade.
A Assembleia Municipal de Tomar aprovou, por unanimidade, uma proposta da CDU de desagregação das freguesias de Serra e Junceira. A medida visa valorizar a vontade das populações, que têm manifestado o desejo de reverter a fusão de 2013, após a reforma administrativa da Lei Relvas. Embora o grupo de trabalho parlamentar não tenha aprovado a desagregação devido a questões administrativas e financeiras, a Assembleia Municipal de Tomar argumenta que a resposta aos pedidos de aperfeiçoamento foi entregue de forma incompleta, mas está agora resolvida.
Espera-se que a proposta seja reavaliada e possa ser aprovada em plenário no dia 17 de janeiro, visando atender às aspirações das populações locais.
“Nós sempre dissemos que a vontade das populações devia ser soberana e a vontade das populações, quer através da recolha de assinaturas quer através dos seus órgãos autárquicos, votaram pela desagregação”, disse à Lusa o deputado municipal da CDU, Bruno Graça, partido que apresentou a proposta à Assembleia Municipal de Tomar e que foi aprovada por unanimidade no dia 27 de dezembro.
A medida surge depois de o grupo de trabalho parlamentar dedicado à reversão da reforma administrativa implementada em 2013 ter validado 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia, sem incluir nessa lista o pedido das duas localidades do referido concelho do distrito de Santarém.