Verdes exigem Requalificação urgente da EN238, entre Cernache do Bonjardim (Sertã) e Ferreira do Zêzere

Uma via que é utilizada diariamente, sobretudo, por veículos de transportes de mercadorias, mas também de passageiros, tendo um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconómico desta região interior do País.

0 1.222
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, questionou o Ministério do Planeamento e Infraestruturas, através da Assembleia da República, sobre o estado de degradação e perigosidade da Estrada Nacional 238 (EN 238), a principal ligação da Sertã com Ferreira do Zêzere e Tomar, uma via que é utilizada diariamente, sobretudo, por veículos de transportes de mercadorias, mas também de passageiros e que face ao seu estado de insegurança, já foi alvo da atenção dos Verdes assim como de uma  iniciativa legislativa.

Segundo o referido requerimento “Há vários anos que o Partido Ecologista Os Verdes tem acompanhado o estado de degradação e perigosidade da Estrada Nacional 238 (EN 238), a principal ligação da Sertã com Ferreira do Zêzere e Tomar, uma via que é utilizada diariamente, sobretudo, por veículos de transportes de mercadorias, mas também de passageiros, tendo um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconómico desta região interior do País.

Face à insegurança da via e à necessidade da sua requalificação, Os Verdes questionaram em 2014 e 2016 o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas tendo apresentado também, em 2016, uma iniciativa parlamentar que veio dar origem a uma Resolução da Assembleia da República, que recomenda ao Governo a requalificação urgente da Estrada Nacional 238, no troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere, de forma a garantir condições de segurança e a redução dos tempos de deslocação despendidos pelas pessoas e empresas que utilizam esta estrada.

EN238. Foto: Reconquista

Dizem Os Verdes que “embora seja frequente a cedência das vertentes e dos muros de suporte comprometendo a segurança da via, um ano e meio depois da referida resolução não se vislumbram quaisquer sinais de requalificação da EN238. A situação torna-se hoje ainda mais grave pois para além da vertente geomorfológica (relevo acidentado) os incêndios que deflagraram em 2017 na zona, vieram aumentar os riscos de deslizamentos de terras devido à falta de vegetação, maior erosão e escorrência mais célere das águas pluviais”.

Os Verdes querem saber se “O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas tem avaliado o estado de degradação da EN238, em particular as vertentes e muros de suporte desta via entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere? Se o Governo não considera que é urgente requalificar aquela via tendo em conta que os vários incêndios que deflagraram naquela zona em 2017 vieram aumentar ainda mais o risco de deslizamento? E para quando está prevista uma requalificação de fundo da EN238 entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere?”

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.