Abrantes avança com Plano de Poupança de Energia

Medidas de poupança energética em equipamentos e edifícios municipais são a palavra de ordem.

0 269

A Câmara Municipal de Abrantes decidiu avançar com um conjunto de medidas de poupança energética abrangendo equipamentos e edifícios municipais, espera que sejam convertidas em poupanças significativas.

Durante a semana que compreende os dias entre 11 e 18 de agosto, e por tempo indeterminado, as alterações ao sistema de iluminação decorativa de alguns locais serão as seguintes:
• Igreja de São Vicente (Desligar depois da 24h00);
• Ponte Rodoviária de Abrantes (desligar totalmente);
• Avenida de Aljubarrota (antecipar o desligar em uma hora);
• Iluminação exterior da fachada do Panteão dos Almeida (intramuros do Castelo) (desligar permanente);
• Iluminação decorativa da Torre de Comunicações (a partir 02h:00);
•Iluminação exterior dos centros escolares de Bemposta, Alferrarede, Rio de Moinhos e Tramagal (desligar totalmente).

Em articulação com a E-Redes (EDP), antecipar o desligar da iluminação pública em todo o concelho, em pelo menos 30 minutos/dia, antes da hora atual, até 15 de setembro.
A médio prazo (2022/23), irá proceder-se à substituição da iluminação pública por luminárias de Led’s no Centro Histórico de Abrantes e em várias avenidas da cidade, bem como nas áreas do Parque Industrial Norte e Sul e do Parque Urbano Ribeirinho, Aquapolis Norte e Sul.

Ao nível dos equipamentos desportivos, serão substituídos os projetores existentes por projetores de LED’s nos Campo de Futebol 1, 2 e 3 da Cidade Desportiva e no Pavilhão Desportivo do Pego. O mesmo processo decorrerá também nas salas de aula e nas áreas de circulação da Escola António Torrado.
A Câmara de Abrantes tem em desenvolvimento um processo para implementação de duas Comunidades de Energia Renovável (CER), uma para dar resposta às empresas instaladas na Zona Industrial de Abrantes (sul e norte) e outra para fornecimento de energia renovável a equipamentos públicos.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, anunciou este pacote de medidas para poupança de energia durante a reunião do Executivo realizada hoje, dia 9 de agosto, tendo na ocasião frisado que a preocupação com a eficiência energética já é um trabalho consolidado no concelho, referindo-se à aposta na tecnologia LED, através da substituição das velhas luminárias das redes de iluminação pública por lâmpadas de tecnologia LED.

Esse trabalho foi iniciado em 2019, e já permitiu a substituição de perto de 5 mil luminárias, num trabalho de colaboração com a E-Redes, que resulta numa poupança estimada na ordem dos 100 mil euros.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.